DESAFIOS ENFRENTADOS PELO MONITOR DURANTE AS AULAS REMOTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Carla Beatriz da Pontes Aguiar
  • Erika Veríssimo Dias
  • Roberta Meneses Oliveira

Resumo

Com o advento da pandemia do novo Coronavírus (SARS- COV2), o sistema educacional precisou se adaptar aos novos métodos de aprendizagem. O papel do monitor é auxiliar os alunos na compreensão da disciplina. Da mesma forma, os discentes que atuaram como monitores careceram adequar-se às novas tecnologias para cumprir de forma eficaz o seu papel. Objetivou-se descrever a percepção de monitoras acerca dos desafios enfrentados durante as aulas remotas. Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, produzido a partir da vivência como monitoras da disciplina de Gerenciamento dos Serviços de Saúde e de Enfermagem durante o primeiro semestre de 2020.1. O relato da experiência priorizou os aspectos objetivos e subjetivos da atuação das monitoras ao longo do ano, incluindo os desafios e as potencialidades que o ano de pandemia de COVID-19 trouxe para a experiência como monitoras e para a vida acadêmica. Como resultados, dentre os principais desafios observados durante as aulas remotas, pode-se citar a falta de ferramentas necessárias para produzir as monitorias, como notebook ou smartphone. Além disso, outra adversidade encontrada foi a falta de treinamento adequado para os monitores. Como potencialidades, pode-se citar algumas palestras oferecidas pela universidade para professores e alunos sobre o uso de algumas ferramentas, como SOLAR e Google Classroom, apesar destas não se mostrarem eficazes em sua totalidade, pois muitos participantes ainda se depararam com algumas dúvidas. Outra adversidade identificada foi a falta de adesão dos alunos às atividades propostas. Alguns relataram que o excessivo número de tarefas e demandas pessoais limitaram seu desempenho. Conclui-se que a vivência como monitoras durante as aulas remotas proporcionou um aprendizado além do meio acadêmico, pois por meio desta pôde-se desenvolver uma visão humanizada sobre o trabalho que é realizado e, principalmente, sobre aqueles que são alvo do serviço: os alunos da disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência