DESAFIOS ENFRENTADOS POR DISCENTES DE FISIOTERAPIA PARA O ACOMPANHAMENTO DO MÓDULO DE INTRODUÇÃO À PESQUISA I NA MODALIDADE REMOTA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Danielle Magalhaes Rodrigues
  • Luan dos Santos Mendes Costa
  • Kalina Ília de Lima Carvalho
  • Andrea Soares Rocha da Silva

Resumo

INTRODUÇÃO: o módulo de Introdução à Pesquisa I (IP I) é ofertado no curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC) presencialmente. Em março de 2020, a pandemia de COVID-19 obrigou a rápida transição para estratégias remotas, exigindo adaptação à nova realidade. OBJETIVO: apresentar os desafios enfrentados pelos alunos para o acompanhamento do módulo IP I na modalidade remota durante a pandemia. MÉTODO: trata-se de um estudo transversal quantitativo, realizado no período de março a outubro de 2020, com discentes do módulo IP I do curso de fisioterapia da UFC. Os dados foram coletados e analisados via Google Forms. RESULTADOS: amostra composta de 35 alunos matriculados no módulo IP I em 2020.1. Média de idade 20,6 ± 4,8. Apenas 14,3% dos discentes já tinham vivência na modalidade remota. 80% dos alunos relataram ter enfrentado desafios para o acompanhamento do módulo. Com relação às aulas, 14,3% relataram falta ou problemas com equipamento, 22,9% falta ou problemas com a internet, 42,9% problemas de cunho emocional ou psicológico e 20% nenhuma das barreiras citadas. Quanto ao acesso à internet, 97,1% possuem acesso em sua residência, mas, a qualidade da rede é classificada por 42,9% como regular e 8,6% ruim. Com relação aos equipamentos utilizados, 71,4% utiliza celular próprio, 8,6% celular emprestado ou compartilhado, 62,9% notebook/computador próprio e 11,4% notebook/computador emprestado ou compartilhado. Para a realização das atividades, 20% relatou falta ou problemas com equipamento, 8,6% falta ou problemas com a internet, 25,7% problemas de cunho emocional ou psicológico, 25,7% lacunas de conhecimento sobre a atividade e 20% nenhuma das barreiras citadas. CONCLUSÃO: Observou-se que aspectos de cunho emocional ou psicológico e internet foram os principais desafios, bem como, equipamentos e lacunas de conhecimento. Programas que viabilizem o melhor acesso de internet e suporte psicológico devem ser implementados para reverter essa realidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência