DESAFIOS IMPOSTOS AO MODULO DE DOENÇAS INFECCIOSAS NO CONTEXTO DAS RESTRIÇÕES DAS AULAS PRÁTICAS PRESENCIAIS

Autores

  • Lucas Andrade Cavalcante
  • Raissa Helen de Andrade Praciano
  • Wesla Suzy Praxedes
  • Jessica Garcia Silva Santana
  • Monica Cardoso Facanha

Resumo

Introdução Metade das aulas práticas da disciplina de Clínica de Doenças Infecciosas (DI) do curso de Medicina eram ministradas em ambiente hospitalar no Hospital São José (HSJ). Os alunos, em pequenos grupos, realizavam anamnese e exame físico em pacientes pré-selecionados pelos monitores da disciplina. Após essa etapa os alunos tinham tempo para ler bibliografia referente às hipóteses diagnósticas aventadas para os pacientes e em seguida discutiam os casos com os professores. Devido à pandemia, a entrada de alunos para aulas no HSJ foi proibida e foram necessárias adaptações. Objetivo Descrever os ajustes feitos à forma como são ministradas as aulas práticas de DI. Metodologia Solicitou-se ao HSJ a permissão para que um monitor de DI coletasse a anamnese e resultados de exames de pacientes sem suspeita de Covid-19, sob orientação de um professor. Solicitou-se o consentimento do paciente para uso da informação e de imagens de lesões importantes para o diagnóstico. De cada caso clínico, o monitor coletou, organizou, registrou e encaminhou as informações ao professor que revisou e enviou aos alunos antes da discussão. Cada monitor registrou os casos que coletou numa planilha disponibilizada para todos, para evitar duplicidade de coleta. Também transpôs os conteúdos presenciais para remotos. Resultados Semanalmente monitores coletaram 4 ou 5 casos clínicos das DI mais frequentes internadas no HSJ totalizando 48 casos. Os monitores ministraram três aulas on line de imagens em DI e três de prevenção de riscos biológicos com foco em SARS-COV2. Houve boa participação dos alunos nas atividades. O estudante não treinou coleta da anamnese o que se espera corrigir no Internato. Conclusão Foi possível manter a disciplina com suas características básicas, o interesse dos alunos, o treinamento do raciocínio clínico em DI; o monitor adquiriu mais habilidade com anamnese em DI, o estudante foi esclarecido que no estágio em DI precisará treinar esta habilidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência