DESAFIOS NA ADAPTAÇÃO DE CONTEÚDOS PRÁTICOS E VIVÊNCIAS NA DISCIPLINA DE RECURSOS MINERAIS DO MAR E OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA II EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Debora da Silva Gordiano
  • Letícia Costa da Cruz Sampaio
  • Lidriana de Souza Pinheiro

Resumo

Recursos Minerais do Mar é uma disciplina optativa de formação profissional com carga horária de 64 horas, sendo 32 horas de conteúdo teórico e 32 horas de prático e tem como objetivo apresentar o mar como uma fonte de recursos minerais, suas classificações, apresentar os minerais da plataforma continental e do mar profundo, métodos de investigação, programas e projetos nacionais e internacionais e aspectos jurídicos. As aulas iniciaram em fevereiro de 2020 e em março foram suspensas em decorrência da pandemia do COVID-19. Além de apoiar as atividades a distância, outro desafio seria manter o interesse do estudantes, pois, por ser uma disciplina optativa, ela perdia a prioridade para alguns alunos. Para contornar tais eventos e manter a comunicação, a principal metodologia adotada foi a criação de três grupos no aplicativo Whatsapp entre professora/monitoras, professora/monitorias/alunos e com os alunos que necessitavam de uma maior atenção sendo discutido como seriam as adaptações das atividades práticas, repasse de informações, entre outros. As aulas teóricas ocorreram de duas formas: síncrona, pela plataforma Google Meet, e assíncrona, com vídeos gravados e material para leitura. As aulas práticas eram previstas para serem realizadas como aulas de campo e atividades de estudos de caso, mas foram substituídas por aulas ministradas por docentes convidados e especialistas em determinadas áreas para proferir palestras e discutir temas com a turma utilizando recursos adaptados como vídeos, artigos, seminários, entre outros. Para consolidar a parte prática foi realizado um seminário simulando as audiências públicas para a implantação de empresas de mineração do mar. Assim, pode-se considerar as médias finais boas, porém algo que chamou atenção foi a supressão de matrícula de um percentual importante de alunos com mais de 70% de frequência devido a priorização das disciplinas obrigatórias, problemas de ordem psicológica e outras atividades assumidas em âmbito familiar.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência