DESAFIOS NA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA EM FISIOLOGIA HUMANA NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR COVID-19.
Resumo
Diante da pandemia provocada pelo novo corona vírus, foram adotadas medidas de isolamento social a fim de evitar a disseminação do SARS-CoV-2, fazendo que as aulas presenciais fossem interrompidas temporariamente. Tal medida forçou as instituições de ensino a lançar mão de recursos tecnológicos e implementar o ensino remoto. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo investigar a percepção dos alunos do Projeto de Iniciação à Docência em Fisiologia Humana acerca das atividades de monitoria realizadas durante esse contexto atípico. Para isso, foi realizado um estudo de caráter qualitativo, por meio da aplicação de entrevista semiestruturada, realizada em ambiente virtual com sete (7) dos dez (10) atuais membros do quadro de monitores de Fisiologia Humana do Centro de Ciências da Saúda da Universidade Federal do Ceará, campus Fortaleza, após seu consentimento esclarecido. Percebe-se que o trabalho dos monitores perpassou o uso de diversos aplicativos para elaboração e disponibilização de videoaulas (atividade realizada por 100% dos monitores), promoção de videoconferências (85,7%), construção de questionários (42,9%) e de resumos e mapas mentais (14,3%). A promoção dessas atividades apresentou dificuldades relacionadas, inicialmente, à necessidade dos monitores em obter conhecimento sobre quais recursos usar e qual didática mais apropriada para o ensino remoto, e, posteriormente, à demanda adicional de tempo no processo de gravação e edição das videoaulas. Ademais, os entrevistados relataram a desvantagem de a monitoria à distância limitar a interação e o feedback aluno-monitor, sobretudo em aulas assíncronas, bem como reduzir a adesão dos discentes. Em contrapartida, dispunha-se de uma maior flexibilidade de horários tanto para os alunos, quanto para os monitores. Assim, percebe-se que as monitorias remotas, com algumas ressalvas, são atividades viáveis em um contexto pós-pandemia, haja visto o leque de possibilidades e flexibilidade de acesso ao conteúdo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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