DESAFIOS NA MONITORIA DE PSICOFARMACOLOGIA NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Rebeca Silva Duarte
  • Verônica Alice Medeiros Morais
  • Francisca Clea Florenco de Sousa

Resumo

A pandemia de Covid-19 trouxe para todos os estudantes do mundo diversas dificuldades.Com o inevitável fechamento das universidades, os estudantes tiveram que se adaptar ao ensino à distância, enfrentando, por diversas vezes, dificuldades como: escassez ou baixa qualidade de internet, ou de equipamentos, como celulares, tablets ou computadores. Desse modo, as atividades de monitoria se mostram essenciais, mais do que nunca, como apoio às aulas regulares. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo fazer um levantamento dos desafios enfrentados pela turma de Psicofarmacologia do semestre 2020.1. Foi elaborado pela autora um formulário contendo cinco perguntas na plataforma Google Forms, onde posteriormente, foi enviado para os alunos por e-mail. As perguntas foram: 1) Você considera que as atividades de monitoria foram importantes para o seu aprendizado no ensino remoto?; 2) Você teve dificuldades de acesso às aulas de monitoria?; 3) Em relação a pergunta anterior, qual o motivo da sua dificuldade?; 4) Em relação ao aprendizado, você se sentiu prejudicado com o ensino remoto?; 5) Em uma escala de 1 a 10, como você avalia a qualidade da monitoria da disciplina de Psicofarmacologia no ensino remoto?. 100% dos alunos que responderam ao formulário disseram que sim para a pergunta 1. 33,3% responderam que sim para a pergunta 2, enquanto que 66,7% responderam que não. 33,3% disseram que a internet é o motivo da dificuldade de acesso às aulas de monitoria, enquanto que 66,7% afirmaram que não tiveram dificuldade de acesso. 25% dos alunos disseram se sentir prejudicados com o ensino remoto, enquanto que 75% não se sentiu dessa forma. 66,7% avaliaram a monitoria da disciplina de psicofarmacologia com nota 10, 25% avaliaram com nota 9 e 8,3% avaliaram com nota 8 na pergunta 5. Portanto, conclui-se que a monitoria foi importante no aprendizado da turma, apesar dos desafios enfrentados, como falta de internet e alguns alunos se sentirem prejudicados com o ensino à distância.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência