DESCRIÇÃO DE PRÁTICA VIRTUAL DE ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DE PACIENTES INTERNADOS EM HOSPITAIS DE FORTALEZA

Autores

  • Lia Pinheiro de Lima
  • Amanda Diéssica Oliveira da Silva
  • Júlio César Castro Silva
  • Mylenne Borges Jácome Mascarenhas
  • João Victor Souza Oliveira
  • Marta Maria de Franca Fonteles

Resumo

Introdução: O Acompanhamento Farmacoterapêutico (AFT) constitui um serviço clínico, onde o farmacêutico realiza o gerenciamento da terapia medicamentosa do paciente, analisando a condição de saúde, a presença de comorbidades, e o tratamento em si, com a finalidade de identificar, prevenir e resolver problemas relacionados aos medicamentos (PRM). Objetivo: Descrever a prática, realizada de forma virtual, de AFT, em pacientes hospitalizados. Metodologia: Os alunos da disciplina Atenção Farmacêutica (n=50) foram divididos em 10 grupos com 5 alunos. Para a tutoria dos grupos foram selecionados 5 alunos de pós-graduação que atuavam em hospitais (um tutor para cada dois grupos). Cada tutor selecionou dois pacientes internados para os grupos sob sua tutoria. Durante sete dias, o tutor disponibilizou informações diárias sobre a evolução do paciente para cada grupo de alunos. A ficha, baseada no método SOAP (dados subjetivos, objetivos, avaliação e plano), continha: história de admissão, queixa principal, história de doença atual, medicamentos usados, exames laboratoriais, e evolução do paciente. Ainda, classificação de PRM identificados (quanto à necessidade, efetividade e segurança), bem como intervenções realizadas. Os alunos receberam auxílio dos monitores da disciplina no preenchimento da ficha e na estruturação dos slides, para compilar as informações em um formato de caso clínico. Os casos clínicos dos pacientes de cada grupo foram discutidos e avaliados. Resultados: Foram identificados, no total, 5 PRM de necessidade, 8 de efetividade e 31 de segurança. Os grupos mostraram PRM reais e potenciais, com destaque para as interações medicamentosas presentes na terapia dos pacientes internados. Casos de COVID-19 foram descritos. Conclusão: A prática de AFT despertou nos alunos habilidades de registro, de sumarização e sistematização de raciocínio clínico. Além disso, proporcionou uma oportunidade de vivência prática da rotina do farmacêutico clínico hospitalar.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência