DESENHOS ESQUEMÁTICOS DE LAMINÁRIO: UMA FERRAMENTA PROFÍCUA PARA O ENSINO DE ANATOMIA VEGETAL

Autores

  • Isabelle Mary Costa Pereira
  • Italo Antônio Cotta Coutinho
  • Italo Antonio Cotta Coutinho

Resumo

A Anatomia Vegetal é o ramo da Botânica que estuda a estrutura interna das espécies vegetais. Assim, é uma disciplina básica presente na estrutura curricular obrigatória de cursos que utilizam a Botânica como objeto de estudo. Uma formação de excelência em Anatomia Vegetal é necessária visto que esse conhecimento é posteriormente aplicado em outras disciplinas. Uma das dificuldades mais comuns relatadas pelos alunos é a capacidade de compreender e assimilar a teoria exposta durante as aulas. As práticas atuam como ferramentas facilitadoras neste processo de aprendizagem. Durante as práticas, os alunos necessitam esquematizar as estruturas observadas ao microscópio de luz, reforçando a sedimentação do conhecimento. Uma das dificuldades relatadas pelos alunos é desenhar os esquemas de forma assertiva e informativa, despendendo um longo tempo durante a aula para fazê-los. Além disso, há discrepância no tempo de esquematização das lâminas, haja vista as diferentes habilidades dos alunos, ocasionando uma perca no ritmo de concentração. Dessa forma, desenhos previamente esquematizados proporcionariam uma maior fluidez no desenvolvimento da aula, clareza na transmissão da informação e, por consequência, um aumento no dinamismo entre professor e aluno. Assim, atendendo às sugestões prévias dos discentes, foram confeccionados esquemas com auxílio de câmara-clara acoplada à um microscópio de luz da secção longitudinal do ápice radicular de Allium cepa L. (cebola) em papel vegetal com caneta Nanquim. A ilustração foi posteriormente digitalizada e editada em programa de edição de imagem para melhoria da qualidade do esquema. Foi feito um gabarito onde cada cor representou uma região do órgão. As imagens serão disponibilizadas como um anexo da apostila das aulas práticas da referida disciplina nos próximos semestres.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência