DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DE PROJETO ARQUITETÔNICO 3 NO PERÍODO DE PANDEMIA

Autores

  • Romario da Silva Antunes
  • Amanda Maria Barrozo de Lima Morais Rodrigues
  • Marcia Gadelha Cavalcante

Resumo

A disciplina de Projeto Arquitetônico 3 (PA3), presente na grade do curso de Arquitetura e Urbanismo, tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto arquitetônico de médio porte com predominância vertical: um conjunto habitacional voltado para uma parcela mais carente da população- Habitação de Interesse Social. Sua elaboração leva em consideração o contexto em que vai ser inserido, a quadra, a vizinhança e os equipamentos do entorno, além das necessidades dos futuros habitantes. Esta tipologia envolve fatores tais como: conforto ambiental, ergonomia e qualidade espacial, e precisa de um grande suporte dos professores. Porém, durante a situação atípica vivenciada em 2020, a Universidade Federal do Ceará (UFC), assim como as demais universidades, anunciou a paralisação das aulas presenciais devido ao COVID-19. Com isso, ao longo de uma parte do ano, a maioria dos alunos permaneceu ociosos com a ausência de atividades escolares. O Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD) foi um dos departamentos que optaram pela paralisação total das disciplinas, diferente de outros que continuaram de forma online logo no início da quarentena. Por isso, tal artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento da disciplina de PA3 durante o período de pandemia e o uso das ferramentas de estudo e encontro remoto. Ademais, utilizando-se de formulários e alguns relatos, pretende-se verificar a situação dos alunos antes do início das aulas remotas e suas opiniões sobre o desdobramento da disciplina. Por fim, pretende-se identificar também as adaptações feitas pelos professores devido às circunstâncias existentes, verificando o andamento cronológico e pessoal de todo o processo de finalização da disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência