DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCACIONAL PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRISTALOGRAFIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A Cristalografia, que é o estudo dos cristais e de suas estruturas e propriedades, é uma área do conhecimento que antecede a ciência moderna. Apesar de sua longa história, ela é dinâmica e está em constante transformação. Portanto, tem papel importante em um amplo espectro de disciplinas, incluindo Biologia, Química, Ciência e Tecnologia dos Materiais, Mineralogia, Física e Engenharia.Trata-se de uma disciplina com elevados índices de reprovações e abandonos, a qual é ministrada para vários cursos. Diante deste fato, diferentes objetos de aprendizagem têm sido desenvolvidos nos últimos anos para tentar mudar este cenário. Dentre eles, os jogos educacionais têm ocupado, cada vez mais, um papel importante na melhoria do processo de aprendizagem. OBJETIVOS: Desenvolver um jogo de tabuleiro/cartas no formato de um jogo para ser utilizado pelos estudantes, de uma forma lúdica e inovadora, em seus estudos de cristalografia. METODOLOGIA: Um banco com 349 questões objetivas trilíngue (Português, Inglês e Francês) foi criado e formatados em no modelo de cartas utilizando o software Corel Draw, o qual também foi utilizado para desenvolver o tabuleiro, cartas respostas, os dados e o gabarito.. RESULTADOS: Um jogo de tabuleiro/cartas foi criado em três idiomas (Português, Inglês e Francês) e disponibilizado gratuitamente para os estudantes no servidor do Laboratório de Desenvolvimento de Softwares educacionais – LDSE (www.ldse.ufc.br/xtg349.zip). O Jogo ainda não foi utilizado devido a interrupção das aulas presenciais devido à pademida da Covid-19. CONCLUSÃO: O jogo desenvolvido constitui uma inovadora ferramenta educacional com potencial de ser uma divertida e ser uma alternativa às tradicionais aulas de resolução de exercícios, podendo ser capaz de melhorar o desempenho dos estudantes e, consequentemente, auxiliar na melhoria da performance dos estudantes em avaliações sobre cristalografia.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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