DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE SUTURA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE TÉCNICAS CIRÚRGICAS NA GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Lucas Castro de Oliveira
  • Maria Vitória de Araújo Bezerra
  • Wellyson Gonçalves Farias
  • Annya Costa Araujo de Macedo Goes

Resumo

Introdução: Durante a disciplina de bases da cirurgia e anestesia, primeiro contato dos acadêmicos de medicina com essas especialidades, são oferecidas diversas modalidades de aula prática para adaptação e fixação das habilidades lecionadas ao longo do semestre, dentre elas uma oficina de sutura. Objetivo: Descrever a experiência com um modelo de baixo custo para desenvolvimento de práticas de sutura. Metodologia: Produziu-se para cada aluno, um modelo sintético utilizando Espuma Vinílica Acetinada (EVA) com diferentes marcações para incisões. A turma foi dividida em grupos compostos por 15 acadêmicos, de forma a instruir e dar maior orientação no momento da prática. Para cada aluno foram separados instrumentais cirúrgicos, agulhas e fios de diferentes tecidos e espessuras. Em um primeiro momento, foram desenhados esquemas dos tipos de pontos de suturas com instruções sobre a indicação de cada um e o fio apropriado para cada tecido. Os estudantes receberam retorno quanto a qualidades, erros de movimentação e impacto de algumas falhas na sutura. Observou-se que ao longo das 2 horas de treinamento, os alunos evoluíram na qualidade do ponto e na segurança do movimento. Discussão: As Diretrizes Curriculares Nacional (DCNs) estabelecem que a formação médica deva fornecer habilidades e competências inerentes ao médico generalista, o que inclui o domínio de procedimentos cirúrgicos utilizados em pequenas cirurgias ambulatoriais e situações de urgência/emergência. Nessa perspectiva, o aprendizado dessas noções básicas deve ser fornecido de forma prática a todos os acadêmicos de medicina, mesmo quando não há pretensão de seguimento na especialidade. Conclusões: O desenvolvimento de modelos alternativos para treinamento de habilidades é essencial antes da prática na realidade profissional. Além disso, o estímulo aos alunos para reprodução desses modelos em casa e treinamento repetitivo são estratégias importantes para o aperfeiçoamento contínuo dessas habilidades.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência