DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE SUTURA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE TÉCNICAS CIRÚRGICAS NA GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: Durante a disciplina de bases da cirurgia e anestesia, primeiro contato dos acadêmicos de medicina com essas especialidades, são oferecidas diversas modalidades de aula prática para adaptação e fixação das habilidades lecionadas ao longo do semestre, dentre elas uma oficina de sutura. Objetivo: Descrever a experiência com um modelo de baixo custo para desenvolvimento de práticas de sutura. Metodologia: Produziu-se para cada aluno, um modelo sintético utilizando Espuma Vinílica Acetinada (EVA) com diferentes marcações para incisões. A turma foi dividida em grupos compostos por 15 acadêmicos, de forma a instruir e dar maior orientação no momento da prática. Para cada aluno foram separados instrumentais cirúrgicos, agulhas e fios de diferentes tecidos e espessuras. Em um primeiro momento, foram desenhados esquemas dos tipos de pontos de suturas com instruções sobre a indicação de cada um e o fio apropriado para cada tecido. Os estudantes receberam retorno quanto a qualidades, erros de movimentação e impacto de algumas falhas na sutura. Observou-se que ao longo das 2 horas de treinamento, os alunos evoluíram na qualidade do ponto e na segurança do movimento. Discussão: As Diretrizes Curriculares Nacional (DCNs) estabelecem que a formação médica deva fornecer habilidades e competências inerentes ao médico generalista, o que inclui o domínio de procedimentos cirúrgicos utilizados em pequenas cirurgias ambulatoriais e situações de urgência/emergência. Nessa perspectiva, o aprendizado dessas noções básicas deve ser fornecido de forma prática a todos os acadêmicos de medicina, mesmo quando não há pretensão de seguimento na especialidade. Conclusões: O desenvolvimento de modelos alternativos para treinamento de habilidades é essencial antes da prática na realidade profissional. Além disso, o estímulo aos alunos para reprodução desses modelos em casa e treinamento repetitivo são estratégias importantes para o aperfeiçoamento contínuo dessas habilidades.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.