DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE ESTABILIDADE DE UMA FORMULAÇÃO ORAL LÍQUIDA DE PROPRANOLOL PARA USO PEDIÁTRICO
Resumo
No Brasil há uma grande demanda por formulações pediátricas que não são atendidas pela indústria, mas que podem ser supridas pela manipulação magistral. A manipulação do princípio ativo (P.A.) utilizado em formulações para uso adulto pode facilitar as opções para os prescritores, como é o caso do uso de propranolol nos Hemangiomas da Infância (HI). Os HI são neoplasias de caráter predominantemente benigno, caracterizados pela proliferação de células endoteliais vasculares, que se manifestam no 1º ano de vida. Resultados descritos por LÉAUTÉ-LABRÈZE et al. (2008), demonstraram que o propranolol é uma opção eficaz e segura para o tratamento de HI extensos ou complicados. Assim, desenvolver uma formulação oral líquida magistral de propranolol, passou a ser uma necessidade no cenário brasileiro, já que não são encontradas no mercado formulações especificas para o público infantil. Pensando nisso, passamos a desenvolver formulações orais líquidas de propranolol, estudando e comparando suas estabilidades. Desta vez, objetivamos desenvolver e caracterizar um edulito (EDT) de propranolol. Inicialmente, produzimos um veículo (VEL) com conservantes, edulcorado, e de viscosidade adequada, cujo pH foi ajustado com um sistema tamponante. Em seguida, adicionamos o cloridrato de propranolol (P.A.) ao VEL. Nesse estudo, pretendemos avaliar, durante várias semanas, o pH, o comportamento reológico em viscosímetro rotacional, a densidade por picnometria, os caracteres organolépticos (cor, odor e sabor), contagem de gotas por mililitro e o doseamento do P.A. por espectrofotometria. Na análise da semana I (SEM I), o pH do EDT foi 3,64 e o pH do VEL (sem o P.A.) foi 4,51. Na semana II (SEM II), o pH do EDT foi 3,60 e o pH do VEL foi 3,90. Até o momento, a densidade do EDT e do VEL não variaram significativamente, entre si. Na SEM II houve uma redução de 39% na concentração do P.A. Diante desse fato, outras análises serão feitas para que possamos apresentar resultados mais contundentes.Publicado
2021-01-01
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XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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