DIFERENTES FORMATOS DE ENSINO REMOTO DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL
Resumo
INTRODUÇÃO O módulo de Atenção Básica à Saúde do Recém Nascido trata, de modo teórico-prático, de temas essenciais à prática médica em atenção primária, alicerçando também disciplinas como Pediatria e Neonatologia. A monitoria, no módulo, visa a dar suporte, solidificar conteúdos e promover discussões. Diante da pandemia de SARS-CoV-2, houve adaptação ao ensino remoto. OBJETIVO Objetiva-se relatar a experiência da iniciação à docência em diferentes formatos de ensino remoto. METODOLOGIAS Durante o isolamento social, houve três atividades com os alunos. A primeira, sobre o tema aleitamento materno, deu-se por disponibilização de videoaula assíncrona e, posteriormente, fóruns de discussão e esclarecimento de dúvidas. As duas últimas, sobre sífilis congênita e triagem neonatal, ocorreram por videoconferência com discussão síncrona. RESULTADOS A videoaula sobre aleitamento materno foi visualizada 108 vezes. O formato assíncrono permitiu flexibilidade de horários para a monitora e para os alunos; também foi possível que os alunos reassistissem a monitoria conforme necessário. Por outro lado, ressalta-se a falta de interatividade, que impediu o esclarecimento de dúvidas durante a aula, contudo procurou-se sanar essa dificuldade com momentos posteriores para tirar dúvidas. As videoconferências sobre sífilis congênita e triagem neonatal tiveram participação de 26 e 23 alunos, respectivamente. Percebeu-se maior envolvimento dos estudantes, mediante perguntas e intervenções ao longo da aula, contudo, apesar de consulta prévia sobre disponibilidade de horários, muitos alunos não puderam participar do momento síncrono. Procurou-se sanar essa dificuldade disponibilizando a gravação da aula posteriormente, todavia, devido a contratempo de ordem técnica, uma das aulas não foi gravada. CONCLUSÃO Conclui-se que ambos os formatos apresentam vantagens e empecilhos, necessitando-se de conhecimento e suporte técnico para adaptação ao ensino remoto a fim de reduzir impactos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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