DIFICULDADES ENFRENTADAS NA MONITORIA DE FORMA REMOTA EM RELAÇÃO AO ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS
Resumo
Na disciplina de Irrigação e Drenagem, a monitoria é de suma importância, visto se tratar de uma disciplina teórica e prática, sendo uma das bases para o engenheiro agrônomo, pois lida diretamente com o manejo da agricultura irrigada e a otimização de recursos hídricos. Ciente que a monitoria tem como objetivo principal auxiliar os alunos nas dificuldades, além de promover uma melhoria no ensino de graduação, sob a orientação de um professor responsável pela disciplina, iniciou-se em 01/03/2020 com término em 01/09/2020, ações visando auxiliar os alunos em dificuldades de acessibilidade devido a pandemia instalada no Estado do Ceará. As ações foram: criação de um grupo em rede social para discussão da disciplina, enquetes sobre metodologia das aulas no sigaa e aulas virtuais gravadas e disponibilizadas através do youtube. De acordo com a enquete realizada sobre a preferência dos alunos, 92% destes afirmaram que a disponibilidade das aulas gravadas no youtube seriam mais pertinentes a melhoria da aprendizagem na atual situação, do que as aulas via webconferências, devido à falta de acessibilidade dos discentes. Em relação as redes sociais, 100% dos alunos (total de 22 alunos) acharam o diálogo e a ferramenta útil para a disciplina, auxiliando no aprendizado e soluções de dúvidas em grupos. Com esta nova realidade, a atividade de monitoria ficou mais focada no intermédio entre professor, monitor e alunos, principalmente na questão de soluções de dúvidas, tanto em relação aos conteúdos da disciplina em si, quanto na questão de prazos e datas de prova. De forma geral, considerando as dificuldades, os alunos conseguiram assimilar positivamente os conteúdos, ou seja, na medida do que foi possível, os resultados foram bastante satisfatórios.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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