DIFICULDADES ENFRENTADAS NA MONITORIA DE FORMA REMOTA EM RELAÇÃO AO ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS

Autores

  • Jose Glauco de Almeida Lemos
  • Bruna Aires da Silva
  • Talyson Weber Rodrigues Rolim
  • Leticia Moreira Vasconcelos
  • Alexsandro Oliveira da Silva

Resumo

Na disciplina de Irrigação e Drenagem, a monitoria é de suma importância, visto se tratar de uma disciplina teórica e prática, sendo uma das bases para o engenheiro agrônomo, pois lida diretamente com o manejo da agricultura irrigada e a otimização de recursos hídricos. Ciente que a monitoria tem como objetivo principal auxiliar os alunos nas dificuldades, além de promover uma melhoria no ensino de graduação, sob a orientação de um professor responsável pela disciplina, iniciou-se em 01/03/2020 com término em 01/09/2020, ações visando auxiliar os alunos em dificuldades de acessibilidade devido a pandemia instalada no Estado do Ceará. As ações foram: criação de um grupo em rede social para discussão da disciplina, enquetes sobre metodologia das aulas no sigaa e aulas virtuais gravadas e disponibilizadas através do youtube. De acordo com a enquete realizada sobre a preferência dos alunos, 92% destes afirmaram que a disponibilidade das aulas gravadas no youtube seriam mais pertinentes a melhoria da aprendizagem na atual situação, do que as aulas via webconferências, devido à falta de acessibilidade dos discentes. Em relação as redes sociais, 100% dos alunos (total de 22 alunos) acharam o diálogo e a ferramenta útil para a disciplina, auxiliando no aprendizado e soluções de dúvidas em grupos. Com esta nova realidade, a atividade de monitoria ficou mais focada no intermédio entre professor, monitor e alunos, principalmente na questão de soluções de dúvidas, tanto em relação aos conteúdos da disciplina em si, quanto na questão de prazos e datas de prova. De forma geral, considerando as dificuldades, os alunos conseguiram assimilar positivamente os conteúdos, ou seja, na medida do que foi possível, os resultados foram bastante satisfatórios.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência