DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DISCENTES NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO À DISTÂNCIA DURANTE A PANDEMIA.
Resumo
Introdução: Durante a pandemia, com o objetivo de permitir que a educação nas universidades pudesse continuar, várias medidas foram tomadas. Contudo, o corpo discente ainda enfrentou dificuldades que poderiam ter desdobramentos negativos no seu aprendizado. No contexto da disciplina de Farmacologia Clínica, ministrada para os alunos do 4° semestre de Medicina, as aulas ocorreram de forma 100% digital a partir do decreto da pandemia. Dessa forma, tornou-se necessário o entendimento dos possíveis empecilhos enfrentados pelos estudantes no intuito de promover uma maior adesão às aulas e um maior aprendizado com elas, bem como com aulas futuras, visto que a pandemia pelo novo coronavírus ainda não acabou. Objetivo: identificar as principais barreiras que tiveram que ser superadas pelos alunos durante o período de EAD. Método: foi aplicado um questionário digital, enviado aos alunos da disciplina no período de 2020.1. Resultados: 41 alunos responderam o formulário. 78% afirmaram que o excesso de atividades no EAD foi um fator que causou dificuldades no aprendizado. Aproximadamente 60% afirmaram que fatores psicológicos também impactaram negativamente. 40% afirmaram que problemas técnicos (de alunos ou professores) no uso das ferramentas e locais de estudo ruins (barulhentos, por exemplo) foram dificuldades. Estudantes afirmaram que uma das possibilidades que somente o ambiente presencial traz é um maior foco nas aulas, promovendo menos distrações. Contudo, mais de 90% disseram que, após o término da pandemia, as aulas à distância deveriam continuar a ser uma ferramenta de ensino, o que demonstra o impacto futuro que o momento que vivemos pode ter nas formas em que as aulas são ministradas. Conclusão: a pandemia trouxe diversas dificuldades no processo de ensino e aprendizado. É importante que essas dificuldades sejam avaliadas no intuito de promover soluções a elas, visto que podem ocorrer mudanças importantes na forma na qual as aulas serão ministradas no futuro.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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