DIFICULDADES NO APRENDIZADO DOS ALUNOS DE DESIGN MODA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Mellyne Maria Barbosa da Silva
  • Sarah Linhares
  • Vitoria de Mesquita Sousa Lima
  • Marta Sorelia Felix de Castro

Resumo

Este trabalho surge da necessidade de aprofundar o conhecimento acerca das necessidades da comunidade acadêmica, com foco no curso de Design-moda. A presente pesquisa foi realizada durante o período de isolamento social decorrentes da pandemia de Covid-19. Deste modo, foi desenvolvido um questionário contendo seis perguntas com respostas de múltipla escolha, com o objetivo de consultar o corpo discente acerca de suas necessidades de aprendizagem durante a transição para o ensino remoto. O questionário continha perguntas sobre as dificuldades, avanços e desafios enfrentados durante o período pandêmico e sobre o impacto destes no processo de ensino-aprendizagem. Neste processo, se destacam tópicos relacionados a auto percepção de desempenho nas atividades realizadas a distância. O questionário foi disponibilizado por meio da plataforma Google Docs para os estudantes incluídos no fórum do curso Design - Moda durante o mês de dezembro de 2020. 42% dos estudantes, por exemplo, afirmaram ter conseguido cursar entre 1 e 3 disciplinas durante o semestre letivo 2020.1. Além disso, a maioria, com 64% das respostas, sinalizou estar conseguindo desenvolver as atividades parcialmente, porém com dificuldade. Os demais tópicos serão posteriormente analisados e apresentados. Os resultados da consulta acadêmica descortinam questões relacionadas aos desafios enfrentados no contexto do ensino-aprendizagem corroborando para a superação deste momento de crise mundial.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência