DIFICULDADES NO ENSINO REMOTO DE ANATOMIA

Autores

  • Luiz Marcio de Almeida Araruna Filho
  • Sarah Araújo Lima
  • Maria Eduarda Cordeiro Parente
  • João Erivan Façanha Barreto
  • Jose Ricardo Sousa Ayres de Moura

Resumo

A pandemia do coronavirus afetou os diversos setores da sociedade, incluindo as faculdades de medicina. Nesse sentido, diversas disciplinas foram afetadas pelas consequências do vírus, a exemplo da anatomia humana, a qual exigiu que os monitores dessa disciplina se adaptassem a essa nova realidade. Nesse tocante, tais discentes se utilizaram de recursos como aulas assíncronas e sessões de tira-dúvidas na plataforma google meet, a fim de minimizar os prejuízos causados pela pandemia, a exemplo das aulas práticas, que são essenciais para o aprendizado satisfatório da anatomia humana, uma vez que são as atividades que mais se assemelham a prática médica.Portanto, esse estudo visa analisar as dificuldades enfrentadas pelos monitores na realização das atividades acadêmicas durante esse período, a fim de indicar as melhores estratégias durante o ensino remoto da disciplina de Anatomia Humana. Tais dados foram obtidas por meio de um formulário no google forms respondidos por 11 monitores da disciplina de anatomia humana, os quais são dos cursos de medicina e farmácia.Nesse tocante, Foram feitas 5 perguntas aos monitores: como você avalia o ensino remoto de anatomia? Na sua opinião, qual foi a maior dificuldade durante o ensino remoto? Qual método de ensino você considera mais eficiente? Avalie seu rendimento como monitor de anatomia durante o ensino remoto. Você possui alguma sugestão de como melhorar o ensino remoto de anatomia? Por fim, foi concluído que os monitores conseguiram se adaptar de forma satisfatória a essa nova realidade. Entretanto, o ensino remoto da disciplina não é suficiente para formação dos discentes, o que urge a realização de um esquema de reposição das aulas práticas desta disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência