DISCIPLINA DE CIRURGIA MAXILOFACIAL E SEUS DESAFIOS EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Gabriel Carvalho Matos
  • Alexandre Simoes Nogueira

Resumo

A disciplina de Cirurgia Maxilofacial faz parte do componente curricular obrigatório dos graduandos do oitavo semestre do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará. A disciplina funciona através de momentos teóricos ministrados em sala de aula e práticos através da realização de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais de pacientes referenciados através de outros serviços públicos. Em março de 2020, quando as aulas foram suspensas temporariamente devido a pandemia da Covid-19, todas as metodologias de ensino anteriormente empregadas passaram por grandes mudanças para que, mesmo com toda a dificuldade do atual cenário, o conteúdo da disciplina pudesse ser repassado da melhor forma. A monitoria é uma forma de facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos ministrados e de auxiliar na compreensão dos procedimentos realizados em ambiente clínico. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um aluno monitor da disciplina de Cirurgia Maxilofacial em meio a pandemia da Covid-19. Como alternativa para o prosseguimento das aulas teóricas as mesmas passaram a ocorrer, através do uso da plataforma Google Meet de forma online. Por conseguinte, a parte prática da disciplina teve que ser adiada devido à grande exposição dos alunos durante os procedimentos práticos retomados somente 8 meses após. Como aluno monitor, foi possível auxiliar os alunos, de forma remota, em dúvidas e explicações acerca do conteúdo teórico ministrado, através de ferramentas virtuais como WhatsApp e Google Meet, entretanto, foi notada uma dificuldade de aprendizado dos alunos. Para que os alunos não fossem prejudicados, a metodologia de avaliação, assim como a frequência nos momentos teóricos foram flexibilizados mas com foco no aprendizado e nenhum prejuízo à formação. A pandemia trouxe diversos desafios na disciplina, dentre eles, o mais notado foi a dificuldade da integração do conteúdo teórico e prático.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência