DISCIPLINA EM SEMIÓTICA - MONITORIA

Autores

  • Lais Mayra Souza Facanha
  • Anna Lucia dos Santos Vieira E Silva

Resumo

A abordagem didática da Disciplina de Semiótica possui fundametos no Design, na Semiótica Peirceana e na Metadisciplina. O design funciona como um vetor, com o objetivo de promover um ensino onde alunos, professores e monitores buscam conjuntamente soluções e caminhos para o aprendizado com foco nos interesses e repertórios dos estudantes e à ementa da disciplina. Em 2020.1, na disciplina de Semiótica, a qual ocorreu parcialmente em formato de ensino a distância, o design cumpriu seu papel não só na organização dos critérios de avaliação, por meio de recursos gráficos, formulários online e entregas parciais, como na organização de novos métodos de aprendizado e absorção de conteúdo a distância, tendo por exemplo fóruns online, suportados pela plataforma Teams, usados para debates e dúvidas sobre o conteúdo abordado (fora do horário padrão de aula). Além disso, o design foi essencial nas propostas de atividades que envolvessem e questionassem meios virtuais como vídeos, posts, plataformas de chats, entre outros. O formato da disciplina foi remodelado para que, independente da distância social e com suporte do ambiente virtual, fosse mantido seu princípio base de fomentar o percebimento e análise crítica do meio em que se vive, mediante a colaboração e conexão entre discentes e docentes. Os dados das experiências das aplicações dessa abordagem didática na disciplina serão utilizados para aperfeiçoamento dessa disciplina em anos posteriores.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência