DISCIPLINA TEORIAS E PRÁTICAS EM PSICOLOGIA SOCIAL I: O ENSINO A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO.

Autores

  • Carlos Juan Maia Brasil Barros
  • Iacilane Saraiva do Nascimento Teixeira
  • Heliomar da Silva Fernandes
  • Aluisio Ferreira de Lima

Resumo

O objetivo do presente trabalho consiste em reflexão sobre as experiências de monitoria ocorridas na disciplina que faz parte da matriz curricular obrigatória do curso de graduação de Psicologia, Teorias e Práticas em Psicologia Social 1 (TPPSI), ministrada pelo professor Dr. Aluísio Ferreira de Lima. Nele, exploramos as relações do aluno com a disciplina e como as formas e decisões que são tomadas na mesma influenciam no interesse e engajamento dos alunos tanto na disciplina como nos tópicos abordados. Durante a disciplina sempre foi tomada um formato alternativo ao formato mais comum de aulas presente na acadêmia, nele os alunos se juntaram ao professor no começo da disciplina para conversar, compartilhar seus interesses, históricos e aspirações para assim chegarem a uma decisão em conjunto de como a disciplina deve ser elaborada da forma mais proveitosa e interessante para todos os envolvidos, ao longo das aulas as experiências e opiniões dos alunos foram trazidas ao centro da aula para que elas pudessem ser exploradas e relacionadas à temática abordada, também foram utilizados convidados durante a disciplina para exporem suas experiências e visões sobre a psicologia social e temáticas abordadas. Todos esses fatores em conjunto foram trazidos para um contexto novo, com o isolamento social e inserção do ensino a distância a participação e engajamento dos alunos tornou-se mais importante do que antes, pois com esse novo formato se apresentaram novos desafios. Com isso, é possível apresentar um formato de ensino diferenciado baseado na participação e aproximação grupal e individual, sendo assim uma experiência mais positiva para todos os envolvidos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência