DISCUSSÃO REMOTA SOBRE ESÔFAGO DE BARRETT: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO
Resumo
INTRODUÇÃO: O uso de ferramentas virtuais na educação permite, mesmo a distância, a troca de conhecimentos entre alunos e professores. No contexto da pandemia de COVID-19, percebeu-se a possibilidade de dar continuidade ao Projeto de Iniciação à Docência, a partir de um estudo para avaliar o processo ensino-aprendizagem-avaliação de Histologia do Esôfago no formato remoto. OBJETIVO: Avaliar como a apresentação virtual de casos clínicos influencia no entendimento da Histologia durante o período de distanciamento social. METODOLOGIA: Utilização do aplicativo Google Classroom para disponibilização dos seguintes materiais aos alunos do segundo semestre do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC): roteiro de estudo norteador da atividade, pré-teste, videoaula com discussão de caso clínico de Esôfago de Barrett para a apresentação da Histologia do Esôfago e pós teste. Posteriormente, foi aplicado um formulário, produzido no Google Forms, para avaliação da atividade. RESULTADOS: Dentre os alunos, 41 realizaram o pré-teste, 34 realizaram o pós-teste e 30 responderam ao formulário de avaliação da atividade. Eles acertaram, em média, 5,34 questões de um total de 7 no pré-teste e 6,73 questões de um total de 7 no pós-teste, indicando que a videoaula com discussão de caso clínico favoreceu o conhecimento necessário para a resposta correta das questões. Ao serem perguntados sobre o que mais gostaram da atividade, as respostas mais frequentes foram a objetividade, o uso do caso clínico para a apresentação do conteúdo, a didática e a autonomia gerada pelo formato remoto. CONCLUSÃO: O uso da discussão de caso clínico para o estudo da Histologia do Esôfago na modalidade virtual foi eficiente em promover e consolidar o aprendizado dos discentes. As ferramentas virtuais de educação foram essenciais nesse processo e é desejável e viável que haja continuidade desse modelo de atividade.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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