DOENÇAS OFTALMOLÓGICAS E ESTUDANTES DE MEDICINA: O QUE SABEM E O QUE AINDA NÃO SABEM?

Autores

  • Erika Andrade Santos
  • Ana Luiza Torquato de Aquino
  • Jailton Vieira Silva

Resumo

As doenças oftalmológicas (DO) representam 9% do atendimento médico global e 5% das urgências médicas. Assim sendo, todos os médicos devem ter conhecimento das DO para fazer o diagnóstico e manejo inicial de pacientes com queixas oculares e assim minimizar o dano a função visual. Objetiva-se avaliar o conhecimento de estudantes de medicina da UFC sobre doenças oculares prevalentes. É um estudo transversal e quantitativo com aplicação de um questionário eletrônico contendo 19 perguntas sobre DO entre alunos que já cursaram a disciplina de oftalmologia. Foram avaliados 67 estudantes no total. Observou-se que, das perguntas relacionadas ao diagnóstico, os maiores índices de acerto foram em relação aos erros refrativos 63 (94%); catarata senil e uveítes, ambos com 62 acertos (92,5%), ou seja, os alunos demonstraram segurança em identificar essas condições. O menor escore foi no diagnóstico do glaucoma agudo, onde somente 25 (37,3%) obtiveram êxito. Na avaliação de condutas, os alunos se mostraram com ótimo desempenho nos traumas químicos com escore de 66 (98,7%) acertos, mas baixo desempenho no trauma contuso, com apenas 17 (25,4%) acertos. Quanto aos achados fundoscópicos, a retinopatia diabética teve 67 (100%) acertos, mas retinopatia hipertensiva e edema de papila tiveram muitos erros, sendo apenas 24 (35,8%) e 43 (64,2%) acertos, respectivamente. Na identificação de doenças prevalentes na comunidade, como distúrbio de refração e catarata, os alunos demonstraram adequada retenção de conhecimentos. Por outro lado, percebe-se a necessidade de maior esforço durante a disciplina de oftalmologia para fortalecer o ensino teórico e pratico sobre alterações fundoscópicas mais comuns em medicina interna, bem como o diagnóstico e o manejo de urgências oculares como o glaucoma agudo que poderiam, eventualmente, serem determinantes na sequela visual de um paciente. No geral, o módulo está sendo efetivo na transmissão dos conhecimentos sobre as DO mais prevalentes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência