EFETIVIDADE DOS FORMULÁRIOS DE AVALIAÇÃO DE FARMACOLOGIA FEITOS POR GOOGLE FORMS – PERSPECTIVA DOS ALUNOS
Resumo
INTRODUÇÃO O estudo da Farmacologia Clínica é um dos principais temas para a formação médica, tal disciplina é abordada durante o quarto semestre do curso de Medicina. Durante muitos semestres a metodologia de aplicação de pré e pós testes antes e depois das monitorias foi elogiado por permitir maior fixação do conteúdo e auxiliar os monitores a perceberem qual as principais lacunas que precisavam ser trabalhadas durante a aula de monitoria. Contudo, sabe-se que durante o ano de 2020 tivemos que adaptar todas as nossas atividades para o ensino remoto, dessa maneira, os pré e pós testes foram adequados para formulários online. Assim, com essa mudança, é necessário avaliar se essa prática foi tão efetiva quanto aos que eram realizados regularmente de forma presencial. OBJETIVOS Avaliar a percepção dos alunos sobre os formulários de avaliação feitos por Google forms. Entender até que ponto os formulários de avaliação foram efetivos para fixação do conteúdo e incentivo ao estudo. METODOLOGIA Foi repassado para os alunos um formulário que continham perguntas chaves sobre o tema, além disso, um espaço para os alunos descreverem de forma aberta sua experiência com os formulários de avaliação da Farmacologia. O formulário foi respondido por 23 alunos.. RESULTADOS Concluiu-se que os formulários de avaliação foram efetivos para fixação do conteúdo para 95,7% dos alunos que responderam à pesquisa. 80% dos alunos alegaram sentirem que aprendiam melhor o conteúdo quando faziam os formulários de avaliação e incentivaram para aprofundar os estudos nos conteúdos cobrados nas aulas. 34,8% dos alunos que responderam afirmaram que se sentiam mais empolgados para assistirem as aulas devido a experiência do pré e pós teste. CONCLUSÃO Conclui-se que, a experiência do pré e pós tes teste conseguiu ser efetiva para a maioria dos alunos, ajudando a fixar melhor o conteúdo e incentivar o estudo mais aprofundado dos conteúdos abordados.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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