ELABORAÇÃO DE E-BOOK SOBRE FASES DA REALIZAÇÃO DOS EXAMES LABORATORIAIS
Resumo
Ao ingressarem na universidade, os estudantes se deparam com diferentes desafios e estímulos que se renovam a cada semestre. Com isso em mente, diante de um ano pandêmico, instalado pela Covid-19, os integrantes da Liga Acadêmica de Análises Clínicas da Universidade Federal do Ceará (LAAC-UFC) se propuseram a um novo desafio que seria a elaboração de um E-book. Surgiu então, a ideia de explicar por meio deste livro as fases de realização dos exames laboratoriais, abrangendo a importância de cada uma delas para a garantia da qualidade do resultado a ser obtido. Assim, o presente trabalho objetiva fazer um relato de experiência sobre a elaboração deste E-book. O tema central foi definido a partir da sugestão dos membros da liga e por meio da pesquisa de assuntos relevantes da área de análises clínicas. A partir disso, foram elencadas as fases dos exames laboratoriais, sendo elas: pré-analítica, analítica e pós-analítica. Inicialmente, foi redigida uma breve introdução sobre o assunto e no decorrer do material foram discutidos os tópicos mais relevantes de cada fase. A confecção do material foi baseada nas informações contidas na RDC/ANVISA N°. 302, de 13 de outubro de 2005 e artigos relacionados, tendo sido utilizado a plataforma Canva para a elaboração do design gráfico. Após a sua finalização, o E-book foi disponibilizado nas redes sociais da liga no mês de outubro de 2020. Como resultado, foi observado que esse alcançou um significativo número de 35 estudantes e profissionais da área da saúde, sendo acessado pelos mesmos de forma gratuita, através do preenchimento de um formulário eletrônico para a obtenção do acesso. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o desenvolvimento deste material apresentou importância e que o conteúdo do E-book é de interesse para os estudantes que cursam disciplinas de análises clínicas e profissionais da área, e demonstra o satisfatório alcance das redes sociais da liga.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.