ELABORAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL PARA A DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL

Autores

  • Pedro Higor Rocha Mariano
  • Francisco Santos Dias

Resumo

O isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19 fez com que as aulas de laboratório de Química Inorgânica fossem suspensas no semestre 2020.1. Entretanto para o presente semestre foi decidido que uma parte seria de forma remota. Deste modo foram feitos esforços no sentido de gravar videoaulas que devem ser postadas na plataforma usada pela disciplina. É fundamental conhecer e dominar bem as etapas de produção de uma videoaula, a saber: roteiro, gravação e edição. O roteiro usado é uma tabela com cinco colunas em que são colocadas todas as atividades que serão realizadas. Na coluna Cena, são colocados números em ordem crescente. Na coluna Vídeo ou Foto são enumerados os Vídeos ou Fotos. Onde foto pode ser uma fotografia ou um slide com texto com explicações sobre o experimento que será realizado. Na coluna Descrição coloca-se um nome para o vídeo ou foto. A coluna Informações adicionais deve constar, que tipos de enquadramento, plano e movimentos da câmera serão utilizados. Além disso devem ser registradas todas as informações necessárias para a execução do experimento. Na coluna Texto de narração deve-se escrever todo o texto referente a cada Foto ou Vídeo, que deve ser lido pelo narrador. Esse trabalho propõe a produção de uma videoaula para o experimento síntese do complexo [Cu(en)2(H2O)2]I2. Essa é uma atividade que pode reforçar os conceitos discutidos nas aulas teóricas. A produção dos vídeos foi conduzida em laboratório de ensino e a gravação das falas foi realizada em local silencioso. Um celular foi utilizado como instrumento de gravação. Iluminação auxiliar e tripé de apoio também foram utilizados para melhorar a qualidade de imagem. Após as gravações o material foi editado utilizando-se o programa Movavi Video Suite 2020 sincronizando o áudio com o vídeo, valendo-se de transições de cena, efeitos sonoros e visuais, que facilitem o envolvimento do espectador com a mídia desenvolvida. O link da videoaula foi então postado no Google Classroom

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência