ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ILUSTRADO E APRESENTAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS NA MONITORIA DE HISTOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
Resumo
Considerando que o aprendizado da histologia depende da análise de lâminas histológicas, o que ocorre em aulas práticas, foi crucial buscar meios que auxiliem o ensino da histologia na nova realidade de ensino imposto pela pandemia de COVID-19. Este trabalho teve como objetivo avaliar a perspectiva de uma turma de medicina quanto ao uso de material didático ilustrado e à fixação de conteúdo por casos clínicos em monitoria de histologia no módulo cardiorrespiratório, durante o período de ensino remoto. Os monitores de histologia, sob a orientação de docentes, elaboraram e disponibilizaram para os alunos, via SIGAA, um material didático ilustrado abordando histologia cardiovascular, após a aula ministrada pelo docente. Em seguida, os monitores realizaram um encontro virtual com a turma, via Google Meet, para a apresentação de 2 casos clínicos. As atividades foram avaliadas utilizando o Google Forms, através de algumas perguntas objetivas que tinham como possíveis respostas: discordo plenamente, discordo, não sei, concordo, concordo plenamente. Foram recebidos 41 formulários respondidos. Desse total, 95,12% atestaram ter acessado o material para auxiliar nos estudos, sendo que 87,8% concordaram plenamente que o material, por ser ilustrado, facilitou a compreensão do assunto abordado. Quanto à monitoria online com casos clínicos, 100% acessou os casos e 78% concordaram plenamente que usar casos clínicos e patologias ajudaram a compreender melhor os aspectos histológicos básicos. Assim, evidencia-se que, diante de uma disciplina como a histologia, que trabalha com aspectos microscópicos, e, portanto, mais abstratos na compreensão, o uso de materiais ilustrativos é de grande importância para facilitar a aprendizagem. A demonstração da histologia a partir dos aspectos clínicos é outra abordagem que pode melhorar a compreensão sobre o tema, pois a conexão com outras áreas de interesse do aluno pode ajudar a sedimentar o conhecimento.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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