ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA PARA FISIOTERAPEUTAS SOBRE PRESCRIÇÃO E MANEJO DE CADEIRA DE RODAS EM LESÃO MEDULAR
Resumo
INTRODUÇÃO: Após uma lesão medular (LM), o manejo adequado da cadeira de rodas (CR) permite a realização de atividades básicas e complexas, e visam a funcionalidade. Cerca de 50% dos usuários de cadeiras de rodas com LM apresentam dificuldades quanto ao manuseio e à adesão à CR. OBJETIVO: Elaborar uma cartilha direcionada à fisioterapeutas sobre a prescrição e manejo de cadeira de rodas por indivíduos com LM. METODOLOGIA: A elaboração da cartilha seguiu o modelo sugerido por Almeida, 2017 que consiste nas seguintes etapas: Definição do tema; Pesquisa bibliográfica: Definição dos tópicos que irão compor a cartilha; Elaboração do roteiro até o Desenvolvimento da cartilha, que pode requerer a participação de outros profissionais para as ilustrações. Até o momento, finalizamos a etapa de elaboração do roteiro e iniciaremos a produção das imagens. Cada etapa demandou reuniões para escolha dos principais tópicos norteadores baseados no modelo de Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). As imagens serão produzidas pelos autores e o layout gráfico será realizado por meio do aplicativo Canva. RESULTADOS: Os principais tópicos abordados são: Estigma Social da Vida sob Duas Rodas, Acesso e Inclusão Social do Usuário de CR, Avaliação Fisioterapêutica após a LM, Aspectos Sobre a Prescrição da CR, Técnicas para Alívio de Pressão e Manobras Básicas na CR. Acreditamos que os tópicos definidos tragam as informações necessárias para guiar o fisioterapeuta no ensino do melhor manejo da CR ao indivíduo com LM. Prescrição e manobras são descritas com informações escritas seguidas de imagens. CONCLUSÃO: A elaboração da cartilha proporcionou aprendizado aos autores diante de informações essenciais sobre o manejo e prescrição de CR e esperamos que sirva de referência ao fisioterapeuta que busca informações sobre esse dispositivo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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