ELABORAÇÃO DE VÍDEO-AULAS PARA AS PRÁTICAS DA DISCIPLINA DE FARMACOTÉCNICA II: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
Introdução: Como componente obrigatório da grade curricular do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará, a disciplina de Farmacotécnica II proporciona aos alunos, a base de conhecimentos sobre a manipulação de formas farmacêuticas, interligando os conhecimentos da teoria com as atividades práticas, fornecendo uma ampla compreensão do conteúdo ofertado. Em função da pandemia de COVID-19, tornou-se necessária a gravação das aulas práticas como forma de facilitar o aprendizado dos alunos e fixar o conteúdo que foi apresentado nas aulas. Objetivos: Avaliar a experiência da monitora enquanto da elaboração das vídeo-aulas para as práticas da disciplina de Farmacotécnica II. Metodologia: Análise do material de vídeo-aulas práticas gravadas e dos roteiros elaborados pelo docente responsável, e aplicação de questionário aos alunos para avaliação de alguns aspectos relacionados à disciplina ofertada. Resultados e Discussão: Foi observado que há uma preocupação constante em propiciar a maior proximidade possível da realidade da manipulação durante a gravação dos vídeos, com a intenção de que o aluno se sinta como parte integrante da prática. Além disso, anterior às vídeo-aulas propriamente ditas, foi de suma importância a escolha das práticas que levaram à composição de um roteiro, tendo a atenção para que estas abordassem os conceitos e processos explanados nas aulas teóricas. Com relação ao questionário, onde houve participação de cerca de 80% dos alunos, foi possível perceber, de maneira geral, um aproveitamento satisfatório da disciplina por meio das diversas atividades oferecidas, as quais contribuíram para melhor compreensão dos conteúdos discutidos. Conclusão: O planejamento e execução das vídeo-aulas práticas propiciaram uma visão diferente por parte da monitora sobre a complexidade do processo de aprendizagem à distância, ressaltando a importância do material gravado, juntamente com as explanações do professor, para um melhor aproveitamento da disciplina.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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