ELABORAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS DE AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA DE FITOPATOLOGIA II
Resumo
A disciplina de Fitopatologia II, obrigatória no curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, apresenta em seu conteúdo programático importantes informações teóricas e práticas sobre doenças ocasionadas por fitopatógenos em culturas de expressão econômica. Normalmente, as aulas práticas dessa disciplina são ministradas com a participação ativa dos discentes no laboratório didático de Fitopatologia, visando demonstrar as principais técnicas empregadas na diagnose e controle de fitopatógenos. Entretanto, considerando o período atual em que excepcionalmente não houve o retorno das atividades didáticas de forma presencial nos laboratórios, fez-se necessária a criação de uma ferramenta que auxiliasse no aprendizado dos alunos a respeito dos conteúdos ministrados nas aulas práticas. Desta forma, com o objetivo de contribuir para a melhor assimilação dos temas relacionados com as aulas práticas, organizaram-se materiais e equipamentos e definiram-se procedimentos para gravar as atividades laboratoriais na forma de vídeos didáticos. Os vídeos gravados relacionavam-se à técnicas importantes na formação do agrônomo como: extração de fitonematoides de raízes e de nematoides do solo; inoculação de vírus empregando extrato de planta infectada; preparo de placas com meio para uso em testes sorológicos; teste sorológico de dupla difusão em ágar com amostras de feijão-caupi; preparo e uso de calda e de pasta bordalesa. Os vídeos foram inseridos em diferentes materiais de aulas disponibilizados aos alunos e, em geral, contribuíram para facilitar o entendimento dos principais procedimentos laboratoriais, proporcionando o melhor desempenho dos alunos nas avaliações práticas aplicadas na disciplina. A elaboração desses vídeos foi uma ferramenta importante para auxiliar na condução das aulas remotas e demonstrou o compromisso da bolsista do PID com a disciplina de Fitopatologia II.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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