ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE UMA CAPACITAÇÃO SOBRE AS FARMÁCIAS VIVAS NO ESTADO DO CEARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: As capacitações internas em uma liga acadêmica têm sido desenvolvidas como uma ferramenta crucial para o exercício da docência, para o debate e a aprendizagem. Com elas, é possível aprofundar conhecimentos em temáticas de relevância na área de interesse. As Farmácias Vivas são um programa de assistência social farmacêutica que têm o desígnio de tornar acessíveis à comunidade tratamentos de saúde em que se utilizam plantas medicinais e fitoterápicos. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada como integrante da LAFITO (Liga Acadêmica de Fitoterapia) na elaboração e realização de uma capacitação sobre Farmácias Vivas e a situação dessas no estado do Ceará. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de abordagem qualitativa. A capacitação foi elaborada e ministrada por três membros da Diretoria de Pesquisa. A princípio foi realizada uma revisão de literatura. A capacitação, por sua vez, ocorreu através de videoconferência via Google Meet, junto à apresentação de slides, os quais foram preparados através do Canva. Resultados: Essa experiência permitiu aos responsáveis pela capacitação o desenvolvimento de suas habilidades didático-técnicas para a pesquisa na literatura e de artigos e de produção de material para a apresentação, além de explorar suas competências de trabalho em equipe e de organização. Ademais, possibilitou a troca de ideias e a transmissão de conhecimento aos demais participantes sobre as atividades desenvolvidas, a classificação, a situação no Ceará, a legislação relacionada ao funcionamento e ao reconhecimento da importância do papel desempenhado pelas Farmácias Vivas e sobre a necessidade da manutenção dessas. Conclusão: A atividade desenvolvida favoreceu todos os envolvidos, uma vez que permitiu aos responsáveis pela execução aprimorar competências para ministrar a capacitação, além da troca de conhecimentos entre os participantes.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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