EMPECILHOS NA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA PELOS DISCENTES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19
Resumo
A anatomia humana mostra-se uma disciplina básica para todos os que desejam tornar-se profissionais da área da saúde. No final de 2019, um novo vírus, conhecido como síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2 (Sars-Covid-2) se espalhou rapidamente por todo o mundo. Nesse contexto, foram muitas as medidas implementadas com o fito de arrefecer o contágio da doença. Dentre elas, foram tomadas medidas de isolamento social, como a suspensão das aulas práticas no cadáver. Nessa perspectiva de mudança, este trabalho visa a analisar quais as principais dificuldades enfrentadas por estudantes de cursos de medicina e odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) referentes à aprendizagem da anatomia humana. Para a coleta de dados, foi realizado um formulário, mediante a plataforma do Google Forms, contendo 7 perguntas objetivas e 2 perguntas subjetivas, sendo compiladas respostas de 32 estudantes. Mais de 80% dos participantes classificaram o estudo anatômico como níveis 3 e 4 de dificuldade, sendo 0 o menor nível e 5 o maior. 81,3% dos alunos consideraram o uso de correlações clínicas como nível 5 de importância, no entanto, 53,1% dos estudantes acreditam que tal recurso não é utilizado suficientemente. 50% dos alunos consideraram insuficiente a carga horária destinada ao estudo anatômico. 93,8% dos alunos classificaram aulas práticas como nível 5 de importância, sendo que 96,9% dos mesmos se consideram prejudicados pela ausência delas no contexto da pandemia. Quase 70% dos estudantes classificaram seu rendimento nas aulas online de anatomia como regular, ruim ou péssimo, sobretudo devido à dificuldade de concentração e à ausência da experiência prática no laboratório de anatomia. Concluímos que se enquadram como entraves à aprendizagem da anatomia humana no contexto da pandemia a insuficiente utilização de correlações clínicas, a dificuldade de concentração dos estudantes no contexto das aulas online e sobretudo o prejuízo causado pela ausência de práticas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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