EMPREGO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CONTROLE DE QUALIDADE DE MEDICAMENTOS E COSMÉTICOS

Autores

  • Matheus da Silva Campelo
  • Cristiani Lopes Capistrano Goncalves de Oliveira

Resumo

A inserção de metodologias ativas no ensino superior tem sido reportada como uma estratégia eficaz para a melhoria do processo de aprendizagem, tendo se destacado ainda mais no cenário contemporâneo, visto que o ensino remoto foi impulsionado. Assim, o presente trabalho teve o objetivo de avaliar o emprego da plataforma Socrative e do Google Formulários como ferramentas facilitadoras de aprendizagem na disciplina de controle de qualidade de medicamentos e cosméticos do curso de farmácia da UFC. Após a apresentação do conteúdo, através de uma aula expositiva, os alunos foram orientados pela docente a acessaram individualmente as plataformas supracitadas, onde havia formulários online, com questões objetivas e subjetivas, acerca do conteúdo ministrado de forma remota. Após a realização da atividade, a percepção dos alunos acerca das metodologias empregadas foi avaliada através de um questionário. Todos os alunos participaram das metodologias ativas durante o período da disciplina, mas somente 66,67% da turma responderam o questionário sobre as ferramentas utilizadas (n = 32). Diante disso, verificou-se que 62,5% dos participantes tiveram seu primeiro contato com o Socrative através da disciplina em questão, o que deixa claro que a utilização desses recursos por parte do corpo docente precisa ser incentivada. Apesar disso, 81,3% dos alunos informaram que não tiveram dificuldades com o uso das plataformas, enquanto os 18,7% restantes relataram que tiveram dificuldades relacionadas a conexão remota e falta de conhecimento prévio sobre o uso dessas plataformas. Ademais, 93,8% dos discentes avaliaram o emprego dessas metodologias como importantes para o ensino remoto (escala de 0 a 10), sendo que, 65,6 % dos alunos afirmaram que os recursos foram adequados, e 31,3% afirmaram que foram excessivos. Logo, fica claro que o emprego de metodologias ativas se apresentou como uma ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem na disciplina em questão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência