ENCONTROS EICTV/UFC: O ESTUDO DO CINEMA POR MEIO DE PRÁTICAS DE ENSINO INTERDISCIPLINARES, MULTI LINGUÍSTICAS E O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA PEDAGÓGICO NO AMBIENTE VIRTUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
Este trabalho apresenta uma coletânea de dados e relatos concernentes aos resultados obtidos no webinário “Encontros: Cinema e Audiovisual/UFC e EICTV”, programa que consistiu em aulas virtuais que ocorreram entre os meses de Agosto, Setembro e Outubro de 2020, vinculadas às disciplinas optativas Cinema Latino-Americano e Estéticas Sonoras IV. Devido a pandemia e com a suspensão das aulas presenciais, uma nova metodologia de estudos foi adotada: a dos encontros virtuais. No curso de Cinema e Audiovisual da UFC, foi desenvolvida em parceria com discentes, docentes e técnicos, como uma iniciativa das professoras Shirley Martins e Cristiana Parente, uma nova metodologia de aproveitamento desses encontros virtuais. Esse formato visou trazer a participação da Escola Internacional de Cinema e TV (EICTV) de Cuba, com docentes, discentes e egressos(as) dessa Instituição. Foram aulas com nomes importantes para o desenvolvimento do cinema latino-americano, que foram não somente fundamentais artistas do cinema, mas também docentes com vasta experiência e desenvolvimento acadêmico sobre cinema. Devido a possibilidade da virtualidade, os encontros puderam ocorrer com profissionais que estavam em qualquer lugar do mundo com acesso à internet: e tivemos aulas com hispano falantes, com o desenvolvimento de diálogos e glossários em espanhol. Os encontros aconteceram com temáticas voltadas às áreas de som para filmes, variados formatos de roteiro, diferenças no enfrentamento do cinema de baixo orçamento, reflexões analíticas e críticas acerca do Cinema Latino-Americano e relatos de vivência no desenvolvimento do trabalho com películas. Semanalmente, por três encontros de quatro horas de duração, os(as) palestrantes convidados(as) traziam suas experiências acerca dos temas abordados e tiravam dúvidas que surgiam durante o processo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.