ENSINO A DISTÂNCIA EM SEMIOLOGIA MÉDICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Jamille Gadelha de Freitas
  • Edilson José de Queiroz Lins Júnior
  • Romulo Reboucas Lobo

Resumo

O exercício da medicina requer o desenvolvimento de diversas habilidades práticas.Entre tais habilidades, está a capacidade de executar anamnese e exame físico.A disciplina de Semiologia Médica, situada no quarto semestre da graduação em medicina da Universidade Federal do Ceará, representa a primeira oportunidade formal de vivência prática com os pacientes.Diante das medidas de enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus, as visitas à beira leito, realizadas tradicionalmente pelos monitores e professores da disciplina, foram substituídas em sua quase totalidade pelo ensino à distância.O presente trabalho objetiva relatar a experiência de uma série de aulas de monitoria apresentadas a um grupo de alunos da disciplina de Semiologia Médica, com metodologia de ensino a distância.Na primeira reunião, tivemos um pequeno problema técnico que foi contornado.Os alunos mostraram dificuldade de interagir ao longo da explicação, o que prejudicou a execução do método de aprendizagem participativa planejado inicialmente.Por tal dificuldade, ao final, foi aberto um momento de tira-dúvidas.Já nas reuniões subsequentes, a interação aconteceu de forma mais efetiva.Porém, à medida que os assuntos foram se tornando de cunho mais prático, as lições passadas pareciam abstratas e por vezes até compreendidas apenas parcialmente.A estratégia pensada para aguçar o raciocínio prático foi a utilização de questões com casos clínicos baseados em problemas, além de recursos multimídias como sons de ausculta cardíaca e pulmonar.Ao final das reuniões, fazíamos um balanço do aproveitamento do que foi discutido para o aprendizado dos assuntos, em todas as oportunidades, a devolutiva dada pelos alunos foi positiva nesse aspecto.Na última reunião, o tema foi de cunho mais teórico, porém também foi utilizado o método de resolução de problemas.Assim, foi possível enxergar uma evolução dos alunos quanto ao raciocínio clínico.O en

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência