ENSINO À DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE OFTALMOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: COMO O CONTEXTO E O NOVO MODELO DIDÁTICO IMPACTARAM O COTIDIANO DOS ALUNOS?

Autores

  • Ana Luiza Torquato de Aquino
  • Erika Andrade Santos
  • Jailton Vieira Silva

Resumo

Diante do contexto da pandemia de COVID-19, a Educação passou por adaptações para viabilizar a continuidade das atividades acadêmicas de maneira virtual. Objetiva-se avaliar a percepção dos alunos sobre o ensino remoto durante a quarentena, indicando as vantagens e desvantagens desse modelo didático no período. Estudo transversal quantitativo. Foi aplicado um questionário virtual contendo 12 questões sobre o impacto da pandemia e do ambiente virtual no aprendizado, sendo avaliados 31 estudantes do 8º semestre de Medicina da UFC que cursaram a disciplina de oftalmologia durante o 1º semestre de 2020. Foi observado que 71% dos alunos relatou ansiedade e, 61,3%, estresse relacionados ao momento vivido. Dentre as principais dificuldades encontradas durante as aulas remotas, 77,4% dos estudantes referiu dificuldade de concentração e 67,7% citou problemas de conexão à internet como empecilhos. Sobre a infra-estrutura disponível para estudo, 45,2% negou prejuízo infra-estrutural, enquanto 41,9% apontou a falta de ergonometria adequada como a principal falha no domicilio. Além disso, 54,8% dos alunos alegou uma queda na produtividade durante os estudos em casa. Em contraponto, 54,8% dos participantes afirmou que o novo modelo de aulas permitiu mais tempo livre para estudo e 48,4% citou a descoberta de novas metodologias de aprendizado como ponto positivo. Nota-se que o contexto interferiu negativamente no estado emocional dos alunos, além da existência de falhas estruturais ligadas ao ambiente domiciliar que podem ter contribuído para a queda de produtividade durante o período. Apesar disso, a maioria dos alunos apontou ao menos um ponto positivo no novo modelo de ensino. Evidencia-se a necessidade de acesso a condições mais apropriadas a virtualização do ensino, como um ambiente silencioso, acesso a boa conexão de internet e ergonometria adequada, de forma a potencializar a qualidade do aprendizado e possibilitar a continuidade das atividades curriculares a distancia

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência