ENSINO COLETIVO DE VIOLINO EM GRUPOS INFANTIS NO FORMATO EAD
Resumo
Este trabalho é um relato de experiência acerca da vivência e aprendizado da aplicação das técnicas docentes da metodologia do Ensino Coletivo nos grupos infantis de Violino e Viola do projeto de Extensão em Cordas Friccionadas da Universidade Federal do Ceará durante o ano de 2020 no formato EAD. Os grupos em questão são: Turma Infantil Iniciante II (faixa-etária 8 aos 11 anos) e Turma Infantil Básico II (faixa-etária de 12 aos 15 anos) durante o período de agosto a dezembro de 2020. Essas duas turmas já mantinham em curso o estudo do instrumento por pelo menos 1 ano, e a meta para com ambas neste semestre era dar continuidade ao estudo das técnicas instrumentais, ensinar como afinar o instrumento e encontrar a melhor maneira de passar-lhes o conteúdo no formato virtual. A metodologia do ensino coletivo foi implementada no curso de Música no ano de 2015 com a chegada da professora Liu Man Ying na docência, o que acarretou a criação dos grupos de extensão gratuitos abertos à comunidade onde esta estrutura de ensino é aplicada. O objetivo deste relato é compartilhar as técnicas de ensino aprendidas e a experiência de trabalhar pela primeira vez no formato online com grupos infantis já iniciados no estudo do instrumento, as dificuldades, os caminhos tomados para a superação dessas adversidades e ainda mostrar como essa prática é importante para o crescimento dos alunos do curso de Música como uma ótima fonte de experiência de trabalho. Os resultados obtidos foram positivos, pois a maior parte dos alunos de ambas as turmas obtiveram uma constância nas aulas ao longo do semestre e conseguiram aprender e internalizar os conteúdos ensinados, sentindo que o progresso e evolução foram efetivamente alcançados mesmo de forma online.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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