ENSINO DE ESTÁTICA UTILIZANDO RECURSOS GRÁFICOS COM OCTAVE

Autores

  • Vitor Hugo Lopes Costa Lima
  • Anderson Luiz Dias
  • Antonio Vieira Damasceno Neto
  • Caio Victor Monteiro Farias Bertolo da Costa
  • Edilberto Kallel Gibson Nascimento Costa
  • Romulo do Nascimento Rodrigues

Resumo

A disciplina de Estática é uma das disciplinas mais importantes para a formação do engenheiro mecânico, visto que introduz conceitos fundamentais que ao longo do curso são abordados em disciplinas mais complexas. Portanto é importante que os alunos de engenharia consigam compreender e aplicar o conteúdo lecionado na disciplina. Um bom aliado ao ensino tanto de Estática quanto de outras disciplinas da engenharia, é o uso de softwares de programação. Atualmente alguns professores já utilizam ferramentas de programação em suas aulas de Estática. MATLAB é um software de programação muito utilizado no ensino, porém é uma ferramenta privada, e isso compromete seu uso dentro de universidades públicas. Por isso, esse trabalho propõe o uso do software de programação gratuito Octave para o ensino de Estática, visto que o mesmo possui uma linguagem simples e compatível com o MATLAB. Para isso foram implementados vários programas resolvendo exercícios propostos pelo livro adotado na disciplina para que os alunos possam visualizar os resultados e utilizar a mesma metodologia para resolver outros problemas. E por fim foi implementada uma interface gráfica que resolve problemas de estática com viga simples em 2D, calculando reações e as forças internas de acordo com as especificações do usuário. Com esses recursos implementados, os alunos poderão entender os conceitos básicos através dos gráficos e verificar os resultados de exercícios propostos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência