ENSINO DE FÍSICA NO AMBIENTE DE ENSINO REMOTO: EXPERIMENTO VIRTUAL SOBRE O VOLTÍMETRO

Autores

  • Joao Victor Regis Lopes
  • Marcos Antonio Araujo Silva

Resumo

Tendo em vista as dificuldades causadas pela pandemia e com a ampliação das aulas virtuais, o acesso remoto foi mais necessário do que nunca no ano de 2020. Desse modo, as simulações virtuais foram uma alternativa às aulas presenciais, demandando adaptações nos roteiros de práticas. Nesse sentido, o presente trabalho busca viabilizar o acesso dos alunos a práticas virtuais. Particularmente, utilizando-se da prática do voltímetro, dividindo-a em três partes: roteiro do experimento, simulação virtual e vídeos didáticos. O roteiro instrui os alunos a entenderem a parte teórica do experimento com seções bem divididas que explicam a utilização do voltímetro e os cuidados que se deve ter ao manuseá-lo. Há um questionário com questões relativas ao experimento e exemplos da sua utilização prática. A simulação virtual simula a parte prática do experimento, levando o aluno a "experimentar" por conta própria, deixando-os livres para testarem o voltímetro, criando seus próprios circuitos. Nota-se que com as simulações os riscos são minimizados, uma vez que o "experimento" trabalha com medição de tensões alternadas virtuais, logo evita-se assim um possível acidente com os alunos ou uma possível perda ou quebra do material do laboratório; uma vez que um voltímetro é um aparelho muito sensível a medições.Tem-se ainda dois vídeos didáticos, o primeiro é um vídeo demonstrativo do voltímetro e o segundo vídeo exemplo de uma má utilização do voltímetro. O experimento busca por fim aprimorar de forma a contribuir com o aprendizado dos alunos e a familiarização com o ensino virtual.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência