ENSINO DE MONITORIA POR MEIO DE PLATAFORMAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Bruna Stephanie Pianco de Souza
  • Willame de Oliveira Vitorino
  • Patrícia Neyva da Costa Pinheiro
  • Eveline Pinheiro Beserra
  • Fabiane do Amaral Gubert
  • Mariana Cavalcante Martins

Resumo

Introdução: A monitoria consiste em atividades desenvolvidas por discentes, para subsidiar o processo de ensino-aprendizagem de outros acadêmicos, sob a orientação de um docente. Com a pandemia do covid-19, algumas medidas foram necessárias para conter o avanço da doença, dentre elas, o distanciamento social, recomendado pela OMS. Diante desse cenário, a principal estratégia para seguir a educação superior foi instituir o ensino a distância (EAD). Objetivo: Relatar a experiência das atividades de monitoria por meio de plataformas virtuais durante o período da pandemia do novo coronavírus. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Desenvolvido por monitores da disciplina teórico-prática processo do cuidar da criança no contexto da atenção básica do curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizado no segundo semestre de 2020, tendo como público-alvo os alunos matriculados na disciplina. Dentre a diversidade de plataformas virtuais disponíveis, optamos por utilizar: Google classroom para avisos e disponibilização de materiais e artigos, Google forms, como meio de fornecer atividades com banco de questões e o Google meet amplamente aproveitado para as aulas síncronas e resolução de dúvidas. Resultados: As monitorias EAD evidenciaram sua eficácia pelo relato e rendimento teórico dos alunos durante a disciplina, bem como, não proporcionou o desenvolvimento das suas habilidades práticas. Para os monitores, constituiu uma ferramenta de aprendizagem, possibilitando o aprimoramento da autonomia, organização e flexibilidade. Conclusão: Destaca-se a capacidade de construir conhecimento e contribuir para o aprendizado dos alunos, utilizando-se de recursos digitais, frente a dificuldade da escassez de prática presencial. Ademais, essa modalidade de ensino viabilizou aos monitores uma oportunidade de reinventar-se na docência e experienciar novas vivências ainda enquanto discentes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência