ENSINO DE PEDIATRIA AUXILIADO POR RESOLUÇÃO DE QUESTÕES: ADAPTAÇÃO DA MONITORIA ÀS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZADO E À UTILIZAÇÃO DE MEIOS REMOTOS.
Resumo
Introdução: Por ocasião da pandemia de COVID-19 e da impossibilidade de realização de atividades presenciais, somada à fadiga virtual devida ao grande número de reuniões on-line, a monitoria de Pediatria adaptou-se à utilização de metodologias ativas de aprendizado e de aulas ministradas de forma assíncrona. Objetivos: Relatar o uso da resolução de questões, em auxílio às aulas remotas de apoio, na monitoria de Pediatria durante o ano de 2020. Metodologia: De início, realizou-se consulta aos alunos sobre os temas para os quais sentiam maior necessidade de suporte. A seguir, foram selecionadas questões de concursos de Residência Médica sobre cada tema, sendo estas disponibilizadas aos alunos para serem respondidas por meio de formulário on-line. Por fim, os monitores produziram aulas curtas de revisão e resolução dessas questões, de maneira assíncrona e em vídeos objetivos, visando à fixação dos conceitos essenciais de cada tema. Resultados: A ideia foi bem recebida e aceita pelos alunos; entretanto, a participação destes na resolução das questões não foi tão significativa quanto esperava-se. Outrossim, dentre os estudantes que responderam ao formulário, os resultados foram satisfatórios, com média de acertos de 12,83 de um total de 15 pontos em uma das turmas participantes. Em contrapartida, melhores índices foram obtidos no acesso às aulas de apoio, com um total de 153 visualizações, somadas as 6 aulas disponibilizadas. Conclusão: A estratégia de aprendizado por resolução de questões promoveu melhor organização dos conceitos adquiridos e expansão das formas pelas quais o conhecimento pode ser adquirido, além de prolongar sua fixação. Soma-se a isso o benefício do preparo do estudante para realização posterior de provas e de concursos. Entretanto, para que se obtenham todos esses resultados positivos, é necessário que essa estratégia seja melhor incentivada e mais amplamente utilizada, de modo a despertar maior interação dos alunos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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