ENSINO DE SEMIOLOGIA MÉDICA DIANTE DO CENÁRIO DE PANDEMIA DA COVID-19: REALIDADE E DESAFIOS.

Autores

  • Edilson Jose de Queiroz Lins Junior
  • Jamille Gadelha de Freitas
  • Romulo Reboucas Lobo

Resumo

INTRODUÇÃO O mundo passa por um processo pandêmico, em função da COVID-19, com impactos profundos sobre os processos de ensino e aprendizagem nos mais diversos espaços educacionais. Para melhor compreender os possíveis impactos da ausência do ensino prático na disciplina de semiologia, em função da implementação do ensino à distância, durante o ano de 2020, buscou-se revisar produções científicas que avaliaram o ensino semiológico antes da pandemia, no sentido de formular algumas hipóteses que podem se apresentar, a partir de dificuldades já existentes, e tentar propor recursos didáticos para atenuar eventual deficiência acadêmica. OBJETIVOS O presente trabalho foi elaborado no sentido de provocar o debate sobre como reduzir os impactos negativos da baixa carga horária de atividades práticas na pedagogia da semiologia, durante o ano de 2020. METODOLOGIA Buscou-se estudar artigos científicos sobre semiologia nas escolas de medicina. Constatou-se que existe um processo histórico de tentativa de reformar a metodologia e a aplicação de novas ferramentas nas escolas médicas, buscando a formação de um médico com capacidade diagnóstica efetiva, com melhor habilidade de comunicação e com visão do ser humano além do clínico-biológico. RESULTADOS Todos os estudos analisados apontam que as atividades práticas são as que mais contribuem para a formação médica. Por isso é preciso formação adicional de habilidades clínicas, com a finalidade de fortalecer a dimensão pedagógica procedimental; e a criação de atividades acadêmicas eminentemente práticas, com o paradigma de intensificar e melhorar a relação médico-paciente. CONCLUSÃO A redução das atividades práticas na disciplina de semiologia, impactou as dimensões dos objetivos de aprendizagem afetiva/atitudinal e procedimental/habilidades. Portanto, precisamos de planejamento pedagógico para recuperar lacunas decorrentes da suspensão das atividades hospitalares do curso de medicina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência