ENSINO DO TEATRO E APRENDIZAGEM COOPERATIVA: DIÁLOGOS E CONVERGÊNCIAS
Resumo
Ao longo do meu percurso enquanto discente no curso de Teatro – Licenciatura, na Universidade Federal do Ceará (UFC), tive a oportunidade de conhecer diversas metodologias de ensino. Buscando ampliar o alcance de minha formação, em 2018 e 2019, fui bolsista do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), onde travei contato com a metodologia da aprendizagem cooperativa (AC). Desde este período, pude reparar que os pilares da AC estavam intrínsecos às metodologias utilizadas por diversos professores dentro do curso. Tal congruência foi observada por mim, principalmente, em “Improvisação”, disciplina na qual tive vivência significativa em meu percurso formativo, sendo: aluno (2018), monitor voluntário (2019) e bolsista remunerado (2020). A presente pesquisa, visa, portanto, trazer à tona o uso dos pilares da AC no campo do ensino do teatro. Este estudo valeu-se de análise criteriosa do plano de ensino da disciplina, analisando à fundo as justificativas, objetivos e a própria metodologia aplicada, buscando ainda uma revisão dentro da bibliografia proposta no documento. Além disso, foi aplicada uma pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa aos alunos de “Improvisação”, valendo-se também de uma entrevista semiestruturada com professores da disciplina em foco. Resultou-se disto a constatação de que diversas práticas presentes na metodologia da AC estão também presentes nas aulas de “Improvisação” sendo sustentadas pela bibliografia que rege o plano de ensino. Além disso, depreendeu-se que alunos e professores, em diferentes níveis, perceberam o uso da metodologia ou de parte dela nas aulas (não só de “Improvisação”, mas de outras disciplinas).Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.