ENSINO DO TEATRO E APRENDIZAGEM COOPERATIVA: DIÁLOGOS E CONVERGÊNCIAS

Autores

  • Leonardo Fernandes dos Santos
  • Pedro Arnaldo Henriques Serra Pinto

Resumo

Ao longo do meu percurso enquanto discente no curso de Teatro – Licenciatura, na Universidade Federal do Ceará (UFC), tive a oportunidade de conhecer diversas metodologias de ensino. Buscando ampliar o alcance de minha formação, em 2018 e 2019, fui bolsista do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), onde travei contato com a metodologia da aprendizagem cooperativa (AC). Desde este período, pude reparar que os pilares da AC estavam intrínsecos às metodologias utilizadas por diversos professores dentro do curso. Tal congruência foi observada por mim, principalmente, em “Improvisação”, disciplina na qual tive vivência significativa em meu percurso formativo, sendo: aluno (2018), monitor voluntário (2019) e bolsista remunerado (2020). A presente pesquisa, visa, portanto, trazer à tona o uso dos pilares da AC no campo do ensino do teatro. Este estudo valeu-se de análise criteriosa do plano de ensino da disciplina, analisando à fundo as justificativas, objetivos e a própria metodologia aplicada, buscando ainda uma revisão dentro da bibliografia proposta no documento. Além disso, foi aplicada uma pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa aos alunos de “Improvisação”, valendo-se também de uma entrevista semiestruturada com professores da disciplina em foco. Resultou-se disto a constatação de que diversas práticas presentes na metodologia da AC estão também presentes nas aulas de “Improvisação” sendo sustentadas pela bibliografia que rege o plano de ensino. Além disso, depreendeu-se que alunos e professores, em diferentes níveis, perceberam o uso da metodologia ou de parte dela nas aulas (não só de “Improvisação”, mas de outras disciplinas).

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência