ENSINO EXPERIMENTAL DE ELETRICIDADE À DISTÂNCIA

Autores

  • Brenna Alves de Oliveira E Silva
  • Nildo Loiola Dias

Resumo

ENSINO EXPERIMENTAL DE ELETRICIDADE À DISTÂNCIA Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar o ensino de eletricidade feito de forma remota na disciplina de física experimental, ofertadas para os graduandos das engenharias. Disciplina essa que a priori foi pensada de forma a ser realizada presencialmente, porém devido à necessidade do distanciamento social no início de 2020, teve que ser repensada para ser realizada de forma remota. Essa análise terá como objetivo explicitar o método utilizado para simular esse experimento laboratorial em plataformas online, como também avaliar se houve perdas no ensino por causa dessa adaptação, e havendo essas perdas, mostrar em quais âmbitos. Essa análise será feita primeiramente a partir da comparação dos relatórios da prática de ‘ohmímetro digital’ realizadas presencialmente no laboratório e remotamente em um software de simulação, que apresenta resultados satisfatórios, do ohmímetro; nas diferenças entre a execução do procedimento em ambos os métodos; como também através de pesquisas bibliográficas a cerca da importância de aulas práticas laboratoriais no ensino de engenharia. Por fim, propor possíveis melhorias para a forma escolhida de adaptação do experimento de eletricidade, assim como avaliar se algumas dessas adaptações, criadas para esse período excepcional de afastamento, podem, ou devem, seguir a serem aplicadas, em conjunto com as práticas tradicionais, mesmo após o fim do distanciamento.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência