ENSINO REMOTO DE JORNALISMO IMPRESSO: A MONITORIA COMO SUPORTE PARA A DOCÊNCIA INCLUSIVA

Autores

  • Cindy Maria Damasceno Jales
  • Edgard Patricio de Almeida Filho

Resumo

O programa de monitoria ‘O jornalismo impresso e os desafios à formação profissional em ambientes multiplataforma’ é uma iniciativa do Curso de Jornalismo. Inicialmente o intuito do projeto era a ambientação dos alunos do quarto semestre na prática jornalística impressa em um cenário de integração redacional. Com a transposição da experiência acadêmica para o virtual por conta da pandemia de Covid-19, a monitoria foi adaptada para se adequar, também, às necessidades do ensino remoto. O programa tornou-se, assim, uma forma de mediação entre o docente e a turma, de forma a contornar possíveis limitações causadas pelas aulas virtuais. Para cumprir esse objetivo, e visando manter o aspecto prático do jornalismo impresso durante o isolamento, a turma foi acompanhada remotamente por plataformas digitais (WhatsApp e Google Meets) e através de contatos telefônicos. Os inscritos foram questionados sobre as suas carências estruturais e aparato emocional durante a pandemia. Dos 21 alunos que responderam ao inquérito, 57,1% afirmaram estar nas condições ideais para realizar as atividades. As informações recolhidas, repassadas posteriormente para o professor, foram base para a elaboração de alternativas didáticas no ensino virtual. Entre as saídas encontradas se destacam a criação de um comitê de alunos, integrado pela monitora e dois representantes de turma, para acompanhamento discente participativo. Esse processo originou mesas de debates sobre cenário profissional durante a pandemia, além de listas com leituras complementares aos textos da cadeira. Ambos os exercícios estão disponíveis online, de forma assíncrona, para acesso dos alunos impossibilitados de frequentarem as aulas no virtual. Para o segundo semestre de 2020, iniciado em novembro, diante de uma turma recente de ingressantes, o projeto está em etapa de recolhimento de informações para a elaboração de estratégias de adaptação mais condizentes com as necessidades desta nova parcela.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência