ENSINO REMOTO DO MÓDULO DE CINEMÁTICA II EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Paloma Almeida Pereira
  • Sara Vasconcelos de Oliveira
  • Wiclaff Ferreira Almeida
  • Gabriel Peixoto Leão Almeida
  • Pedro Olavo de Paula Lima

Resumo

Introdução: Com a disseminação global do vírus denominado de Sars-CoV-2, causador da Covid-19, a Organização Mundial de Saúde, em março de 2020, decretou pandemia. O Brasil adotou medidas de isolamento social para reduzir o número de infecções. Diante disso, o Governo do Estado do Ceará resolveu interromper o fluxo de aulas presenciais. Para dar continuidade ao calendário, o Módulo de Cinemática II foi realizado por meio de aulas remotas. Objetivo: Avaliar o ensino remoto do módulo de Cinemática II em tempos de pandemia do COVID-19. Metodologia: Foi realizado um estudo descritivo qualitativo. A avaliação foi produzida através da plataforma do Google Forms. Dos 40 alunos matriculados, 23 (56%) responderam ao questionário. O formulário foi estruturado com 5 perguntas direcionadas aos alunos para avaliar os aspectos das estratégias metodológicas, os desafios, a satisfação, o aprendizado e o desempenho no Módulo. Resultado: 69% dos alunos classificaram a Satisfação como bom , 87% classificaram as Estratégias Metodológicas como bom, 47,8% classificaram o Aprendizado Teórico e Prático como regular, 52% classificaram o Desempenho Acadêmico como regular e 56,5% classificaram que o maior Desafio no Ensino Remoto do Módulo foram as Questões Emocionais. Conclusão: Verificou-se que os estudantes apresentaram certas dificuldades no aprendizado de Cinemática II. No entanto, obtiveram resultados positivos com 95% de aprovação. Dessa forma, compreende-se que a ferramenta utilizada pode ser viável diante das dificuldades enfrentadas pela pandemia do COVID-19.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência