ENSINO REMOTO E ADAPATAÇÕES PEDAGÓGICAS - ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO SEMESTRE 2020.1 NA DISCIPLINA DE TEORIAS DO JORNALISMO

Autores

  • Ackson Bertany Pascoal da Silva
  • Diogenes Lycariao Barreto de Sousa

Resumo

A pandemia de covid-19 obrigou escolas e universidades do mundo todo a se adaptarem ao modo de ensino remoto. Na UFC, com a aderência do Plano Pedaógico Emergencial (PPE), a retomada do semestre 2020.1 ocorreu de maneira virtual e as aulas passaram a ser, na maioria das vezes, pelo uso da plataforma Google Meet. No retorno remoto do semestre 2020.1, a disciplina de Teorias do Jornalismo trouxe para a arena virtual basicamente as mesmas atividades feitas de maneira presencial. O objetivo do trabalho é avaliar a experiência feita em regime de urgência da disciplina para o formato online. Com base nas respostas dos alunos ao formulário de avaliação docente, o trabalho aponta que houve uma queda na avaliação e interação por parte dos discentes, com decréscimo de participação nas atividades, além de queda substancial na avaliação referente a didática docente. Em 2019.2, semestre anterior ao de caráter emergencial, a avaliação docente relativa a didática, relativa ao estímulo à participação dos discentes, assim como a relativa ao método de avaliação da disciplina, ficaram em 80,8%, 80,8% e 88,5% acima da média, respectivamente. Já em 2020.1, com as atividades simplesmente transpostas para os meios virtuais, as mesmas avaliações caíram para 50%, 35,7% e 32,1% para as mesmas respostas. Os resultados apontam que a simples transposição de atividades presenciais para o modo virtual apresenta problemas. Disso, conclui-se que é preciso criar estratégias de adaptação visando melhorar e tornar mais atrativa a participação por partes dos alunos. O presente trabalho afirma que é necessário fazer uso criativo das ferramentas e arenas digitais, prezando por debates e formas assíncronas de participação, para que as atividades não se tornem cansativas, buscando uma aprendizagem dinâmica e de maior participação discente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência