ENSINO REMOTO E O DIREITO À EDUCAÇÃO

Autores

  • Francisco Samuel Freitas Silva
  • Cristiane Aquino de Souza

Resumo

Introdução. Considera-se ensino remoto aquele que é desenvolvido por meio de plataformas conectadas à internet, bem como a utilização de outros meios digitais. Materiais de apoio pedagógico como transmissões abertas ou fechadas, atividades digitais e até rádio são de bastante valia neste modelo (BEHAR, 2020). Metodologia O objetivo geral do presente estudo é identificar os benefícios da educação remota para o ensino de modo geral, enumerando as principais habilidades adquiridas por esse modelo. Por outro lado, o trabalho também discorre sobre os principais desafios vivenciados por estudantes e educadores que se submetem ao modelo remoto.Como meios de alcançar os resultados, o autor utilizou um referencial bibliográfico sobre definições do termo e defesa do direito à educação. Resultados: O ensino remoto auxilia o desenvolvimento de múltiplas habilidades. O bom aproveitamento desse período de crise sanitária para o empenho em atividades discentes pode, de maneira qualitativa, aumentar a participação ativa acadêmica. Toledo (2020) enumera habilidades que podem ser desenvolvidas com a atual tipologia de ensino, a conhecer: formulação de questionamentos, autogerenciamento, busca de referencial, habilidades tecnológicas e técnicas diferentes de estudo. A mecanização do ensino como forma de alcance dos objetivos de índices de qualidade de educação em larga escala, visando apenas a validação de notas a qualquer custo no ensino remoto, desvia o real escopo da educação (BIESTA, 2013). A falta de condições básicas para o ensino de maneira remota também se enquadra como desafio. Conclusão. Criar um ambiente que possibilite a interação coletiva, promovendo um horizonte que facilite a integração de todos, é de suma importância. É importante salientar que o aprendizado à distância não consiste em um processo de fácil absorção de conhecimento por aqueles que optaram por estudar de forma presencial. Assim, a interação deve ser, ao máximo, de forma dinâmica e realista.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência