ENSINO REMOTO E SUAS REPERCUSSÕES EM DISCIPLINA DO CURSO DE PSICOLOGIA

Autores

  • Carolina Pedroza Barros da Silva
  • Antonio Maia Olsen do Vale

Resumo

A pandemia desencadeada em 2020 impactou profundamente as instituições de ensino do país, tornando-se mandatório um plano de ação que preservasse a saúde dos alunos, mas conseguisse garantir-lhes a continuidade da sua formação. Foram adotadas aulas remotas e assíncronas nas disciplinas do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, permitindo que os alunos pudessem ter acesso ao conteúdo ministrado sem necessariamente estarem presentes de forma síncrona nas aulas. Epistemologia III (Comportamental) é uma disciplina do quinto semestre que aborda as bases filosóficas da teoria analítico-comportamental, uma das abordagens do curso de Psicologia, e foi realizada inteiramente pela plataforma Google Classroom. Os recursos utilizados foram videoaulas gravadas pelo professor, slides, vídeos no Youtube relativos aos conteúdos e textos-base. As atividades de monitoria consistiram em responder dúvidas semanalmente, as quais eram postadas no Classroom pelos alunos, além da elaboração de questionários com perguntas discursivas e quizzes com perguntas objetivas por meio do Google Forms sobre os conteúdos. Ocorreram duas avaliações, a primeira via Google Forms com questões do tipo Verdadeiro ou Falso, já a segundo consistiu em um trabalho escrito realizado em equipe sobre a última unidade da disciplina. Obtivemos 100% de aprovação da disciplina, um resultado excelente, dadas as circunstâncias. Ainda, 88% da turma obteve nota 8 ou superior. O ensino remoto mostrou-se satisfatório se levarmos em consideração o quantitativo de aprovados. Entretanto, é importante ressaltar que a substituição do ensino presencial ainda é inviável, tendo em vista as condições dos alunos graduandos em Psicologia, os quais relataram dificuldades relativas ao acesso dos conteúdos, tempo para dedicar aos estudos e limitações em relação à Internet. Ainda, o espaço presencial mostra-se imprescindível no estabelecimento do vínculo e no fortalecimento das relações professor-aluno.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência