ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA SOBRE A DISCIPLINA DE MATERIAIS DENTÁRIOS

Autores

  • Maria Clara Lima Gondim
  • Juliano Sartori Mendonca
  • Vanara Florencio Passos
  • Letícia Andrade de Freitas
  • Susana Joice Mendes Maia
  • Regina Glaucia Lucena Aguiar Ferreira

Resumo

O advento da pandemia de Covid-19, com vistas ao distanciamento social, impulsionou o surgimento de novos cenários e paradigmas no contexto do ensino e da aprendizagem, o que obrigou a adoção emergencial de plataformas virtuais para continuidade da grade curricular da disciplina referente ao semestre 2020.1 de forma remota. Assim, o presente trabalho objetiva avaliar a percepção dos alunos que cursaram a disciplina de Materiais Dentários quanto ao ensino de forma remota. Para isto, utilizou-se de um formulário do Google para identificar os aspectos gerais da qualidade do ensino remoto e comparativos ao modelo presencial tradicional. Foi possível avaliar que 80% dos alunos considerou a qualidade do ensino remoto como equivalente ou superior quando comparado ao presencial, sendo a construção do aprendizado remoto considerada satisfatória e equivalente ao modelo presencial, em já se previa e pôde-se comprovar a existência de dificuldades em relação à aplicação prática do conteúdo teórico. Além disso, mais de 80% dos alunos julgou como ‘’muito relevante’’ a adoção de recursos complementares online (formulários, vídeos do Youtube, Jamboard, mapas mentais, etc.) pela disciplina e que o modelo remoto apresentado foi sustentável e eficaz como ferramenta de aprendizado para a turma concludente e demais turmas que poderão cursar a disciplina sob esse modelo. De forma geral, pode-se concluir que a disciplina foi bem estabelecida na forma remota, possibilitando bom desempenho à maioria dos alunos, porém ainda são necessários pequenos ajustes para alcançar a excelência do ensino, de forma que a construção sólida do conhecimento seja possível para todos os estudantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência