ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA CLÍNICA SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES E MONITORES

Autores

  • Andreza Ribeiro Pinho
  • Sophia de Oliveira Martins
  • Daniel Ponte Frota
  • Marcia Eduarda Andrade da Silva
  • Emanuel Carneiro de Vasconcelos
  • Ana Rosa Pinto Quidute

Resumo

O termo “remoto” significa distante no espaço e faz alusão a um distanciamento geográfico e o "emergencial" traduz bem a maneira como o planejamento pedagógico para o ano letivo de 2020 teve que ser engavetado e reinventado devido à Pandemia de Covid-19. Diante da nova realidade, é relevante a discussão acerca do impacto das estratégias adotadas na disciplina que proporcionaram aos acadêmicos a possibilidade de manter, dentro das circunstâncias possíveis, as atividades de ensino, sob a perspectiva daqueles que são importantíssimos no processo de ensino-aprendizagem: os docentes. Metodologia: Por meio de um formulário online, foi sugerido aos 10 monitores e aos 4 professores mais atuantes na disciplina que respondessem e comentassem acerca de 5 temáticas previamente estabelecidas com base na sua experiência com o Ensino Remoto Emergencial na disciplina de Farmacologia Clínica do curso de medicina. Resultados: 14 docentes responderam a pesquisa, dentre eles, 71,4% afirmaram que a interação professor-aluno foi regular e que a evasão dos alunos foi intermediária, mas nenhum respondeu que não obteve qualquer tipo de reciprocidade durante as aulas e atividades remotas. 57,1% responderam que tiveram baixa dificuldade de com o uso da tecnologia para ministração das aulas. Quanto ao nível de aproveitamento dos alunos com o formato de aulas síncronas na disciplina, 64,3% responderam que foi intermediário, 28,6% alto e 7,1% baixo. E o último item questionado foi a respeito do formato das avaliações remotas adotadas, metade dos entrevistados responderam que foi uma estratégia intermediária e 35,7% consideraram como de alta eficácia. Conclusão: Dessa forma, é válido propor o remodelamento das estratégias que tiveram baixa eficácia e o aperfeiçoamento, visando uma melhoria ainda mais expressiva, daquelas que obtiveram êxito, a fim de alcançar a excelência no processo ensino-aprendizagem, de forma que ambos os protagonistas, docentes e comunidade acadêmica, estejam satisfeitos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência